sábado 4 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / MPF pede multa de R$ 250 mil a vereador que fez comentário contra baianos
quinta-feira 2 de março de 2023 às 19:16h

MPF pede multa de R$ 250 mil a vereador que fez comentário contra baianos

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O que aconteceu

  • O vereador de Caxias do Sul (RS) Sandro Fantinel fez declarações xenófobas contra baianos. Ao discursar na tribuna da Câmara de Caxias do Sul, ele disse que empresas e produtores rurais deveriam contratar funcionários “limpos” para a colheita da uva, e não deveriam buscar “aquela gente lá de cima”.
  • O político referia-se a trabalhadores resgatados em situação de escravidão na serra gaúcha. Eles foram resgatados na quarta-feira (22) em situação análoga à escravidão.
  • O discurso foi classificado pelo MPF como odioso, preconceituoso e de caráter xenofóbico e discriminatório. O procurador da República Fabiano de Moraes destaca que o vereador colocou as vítimas como culpadas da situação em que se encontravam.
  • Ainda em sua fala, o parlamentar “orientou” a contratação de argentinos. “São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantém a casa limpa, e no dia de ir embora ainda agradecem o patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro que receberam”, disse.
  • A Polícia Civil de Caxias do Sul (RS) também abriu um inquérito para apurar a conduta do vereador. Segundo o MPT (Ministério Público do Trabalho), foram 192 homens resgatados com idades entre 18 e 57 anos.

“Vamos tomar todas as ações para dar as devidas responsabilizações e garantir a partir de orientação a produtores de diversos setores que situações como essa não se repitam”.

Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul

Os trabalhadores resgatados trabalhavam para a empresa Oliveira & Santana, que presta serviços terceirizados para vinícolas de Bento Gonçalves, como Aurora, Santon e Garibaldi. As três dizem que não tinham conhecimento da situação relatada pelos trabalhadores e que repudiam violações de direitos humanos.

Vereador minimiza situação

Fantinel disse que subia à tribuna para prestar solidariedade aos empresários e produtores rurais. Segundo o vereador, sua verdadeira intenção, ao subir na tribuna, era alertar para possíveis fraudes, quando trabalhadores inventariam más condições de trabalho.

“Eu toquei no nome dos baianos porque o processo que está correndo em Bento Gonçalves foi com os baianos. Se tivesse sido com os mineiros, eu teria falado sobre mineiros. Não tenho nada contra os baianos, pelo contrário. Tive nas praias de lá, é maravilhoso”, disse ele.

O partido Patriota expulsou Fantinel e hoje um grupo de manifestantes fez um protesto dentro da Câmara Municipal de Caxias do Sul contra o vereador. O ato ocorreu na sessão da Câmara que aprovou a admissibilidade do pedido de impeachment do vereador.

Veja também

Deputada quer proibir na Bahia corte de energia em residências que mantêm home care

A deputada estadual Soane Galvão (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), projeto de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas