sexta-feira 17 de setembro de 2021
Home / NEGÓCIOS / Movimentação econômica de Salvador cresce 3,5% em maio de 2021
segunda-feira 26 de julho de 2021 às 15:58h

Movimentação econômica de Salvador cresce 3,5% em maio de 2021

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Em maio de 2021, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) expandiu 3,5%, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após crescer de 6,3% em abril de 2021. Essa é a segunda taxa positiva consecutiva, acumulando alta de 10,0% recuperando boa parte da perda acumulada registrada entre fevereiro e março (12,0%).

Cabe sinalizar que o mês de maio do ano corrente foi marcado pelo retorno escalonado das atividades econômicas na capital baiana. Com destaque para as unidades de ensino, públicas e particulares, que retomaram as atividades de forma semipresencial, pois a capital baiana manteve a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid abaixo de 75% por cinco dias consecutivos, com isso o Governo do Estado autorizou o retorno das aulas exclusivamente na cidade. Com isso, quatro das seis variáveis que compõe o indicador puxaram o índice para cima, com destaque para os passageiros no aeroporto internacional de Salvador (55,7%) que apontou a variação positiva mais expressiva, seguido por passageiros de ônibus intermunicipais (55,2%), depois passageiros de ônibus urbanos (14,7%), e consumo de combustível (4,8%). Em contrapartida, carga portuária (-9,9%), e consumo energia elétrica (-5,1%), recuaram.

Seguindo a mesma trajetória, o indicador avançou 30,9% quando comparado com o mês de maio de 2020. Nos cinco primeiros meses do ano, já acumula alta de 0,9%, e nos últimos 12 meses acumula queda de 19,3%.

Veja também

Eduardo Leite anuncia redução no ICMS da gasolina no RS e provoca irritação em outros estados

A queda no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis anunciada pelo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!