terça-feira 25 de junho de 2024
Foto: Victor Vec/ MinC
Home / CULTURA / Ministra da Cultura entrega modernização do Parque Memorial Quilombo dos Palmares
domingo 26 de maio de 2024 às 17:54h

Ministra da Cultura entrega modernização do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

CULTURA, NOTÍCIAS


Neste último sábado, 25 de maio, Dia da África, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge Rodrigues, participaram do evento de entrega da reforma e modernização do Parque Memorial do Quilombo dos Palmares. A cerimônia no sítio arqueológico da Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), contou ainda com a presença do vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa.

“Esse momento que nós estamos vivenciando no Brasil, em que as pessoas estão buscando conhecer as suas referências, as suas memórias, é propício para a gente se unir em função de fortalecer União dos Palmares, a Serra da Barriga, a memória de Zumbi, de Dandara e fazer a conexão com esses pontos de memória”, afirmou a chefe da Cultura.

Na sequência, ela completou: “No que for possível, nós do Ministério estaremos aqui para fortalecer a cultura de Palmares, a cultura de Alagoas, esse estado que tem no coração essa Serra da Barriga, e tem no coração o coração do quilombo e essa palavra liberdade unindo pessoas, unindo proposição de futuro, unindo uma representatividade de uma expressão que é possível ser, é possível ser livre todos juntos”, assegurou, destacando que a ação envolve os governos federal, municipal, estadual, sociedade civil e iniciativa privada.

A importância histórica e social do local que abriga o Parque foram ressaltadas pelo presidente da FCP. “Esse é o lugar da esperança, da expectativa. Se em torno da Serra da Barriga podermos juntar os movimentos negros, as mulheres negras, os movimentos sociais, a luta política, a luta por democracia, nós vamos ajudar o Brasil a avançar”, declarou.

O vice-governador do estado, Ronaldo Lessa, salientou a importância histórica do local. “Estamos diante de um patrimônio da humanidade. O primeiro grito de resistência e liberdade partiu daqui”.

“É possível ser livre todos juntos”, disse a ministra Margareth Menezes

Ialorixá mais antiga de Alagoas, Yabinan Mirian de Araújo Souza Melo, a Mãe Mirian, fez referência à data da entrega da revitalização do Parque. “Estamos comemorando hoje o Dia da África e a renovação desse espaço. Isso aqui é uma pequena África. Um solo sagrado, um solo que foi de sofrimentos, de humilhações, de perseguições, onde os negros se reuniram para se livrar das maldades dos senhores”, lembrou.

Recuperação

O processo de remodelação do Parque incluiu a reconstrução e redesenho das placas de sinalização e visa manter a preservação cultural e histórica do local, proporcionando uma melhor estrutura para receber os visitantes.

Houve ainda a recuperação dos equipamentos de áudio, que contêm vozes de personalidades negras como Djavan, Carlinhos Brown, Tony Tornado, Leci Brandão e a atriz e ialorixá Chica Xavier e trilha sonora dos maestros Almir Medeiros e Wilson Santos, da Orquestra de Tambores de Alagoas, e participação especial de Leila Pinheiro.

As novas ferramentas de inovação contemplam ainda o lançamento do aplicativo Serra da Barriga. Por meio da tecnologia, as pessoas que não puderem visitar o Parque terão acesso a sua história e informações, celebrando o conhecimento e o legado do Quilombo dos Palmares. Vai possibilitar ainda experiências como fazer uma selfie com os guerreiros quilombolas Zumbi, Aqualtune, Dandara, Acotirene e Ganga Zumba.

“Esse espaço que foi o primeiro equipamento inspirado na história afrodescendente, agora vem com o lançamento de um aplicativo. Muitos sabem do desafio do registro das informações, da construção, no compartilhamento, do como contar. Hoje o app que leva esse conhecimento para o mundo”, comentou o diretor do Tik Tok, Handemba Mutana.

A iniciativa é resultado de parceria entre a Fundação Cultural Palmares, entidade integrante do Sistema MinC, Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Projeto Vamos Subir a Serra e TikTok.

Antes da cerimônia, a ministra e os convidados participaram de almoço oferecido pela ialorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum, que detém o título de patrimônio vivo do estado de Alagoas.

A atividade contou com uma programação cultural, com apresentação dos mestres de capoeira de União dos Palmares, o cantor e compositor Mateus Aleluia Filho, Wilson Santos e Orquestra de Tambores de Alagoas, Grupo Inaê, Naná Martins e Igbonan Rocha. O encerramento foi com a projeção mapeada Saravá!

Parque Memorial Quilombo dos Palmares - Inauguração da reforma e modernização - 25.05.24
Parque Memorial Quilombo dos Palmares – Inauguração da reforma e modernização – Foto: Divulgação

Também estiveram presentes no evento a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, e o reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo.

“Estamos no meio de pessoas que acreditam no sonho de liberdade, que acreditam que aqui nesse solo foi plantado esse sonho, e ele não morreu. Tentaram destruir Palmares, não conseguiram. Nós faremos Palmares de novo tantas vezes quantas forem necessárias. Por que Palmares vive, Zumbi vive”, concluiu a integrante do Centro de Cultura e Estudos Étnico Anajô e coordenadora do Projeto Vamos Subir a Serra, Valdice Gomes

Tombada em 1986 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também do Sistema MinC, a Serra da Barriga é Patrimônio Cultural Brasileiro.

Veja também

Pesquisadores ouvem comunidades sobre avanço da água salgada no São Francisco

Agentes da Embrapa promoveram, na última quarta-feira (19), em Brejo Grande, Sergipe, uma reunião para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!