domingo 28 de abril de 2024
Ministério da Justiça divulga novas imagens dos ataques às sedes dos três poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro — Foto: Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública
Home / DESTAQUE / Ministério da Justiça entrega imagens de câmeras de segurança no 8 de janeiro
quarta-feira 9 de agosto de 2023 às 18:57h

Ministério da Justiça entrega imagens de câmeras de segurança no 8 de janeiro

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A CPMI dos atos de 8 de janeiro recebeu nesta quarta-feira (9) os registros de 8 de janeiro do circuito interno do Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça, em Brasília. O material foi entregue pela Polícia Federal à secretaria da comissão.

A entrega do conteúdo foi autorizada na última segunda (7) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A CPMI  já havia pedido as imagens ao ministério. O ministro Flávio Dino (Justiça) afirmou, no entanto, que não era possível enviar o conteúdo, porque o ato poderia descumprir ordens do STF.

Logo após a decisão de Moraes, o ministério informou que acionaria a PF para repassar o material.

Parlamentares de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vinham criticando a posição de Dino em recusar o envio ao colegiado. Eles defenderam que a CPI acionasse o STF para ter acesso às imagens.

No último dia 1º, o presidente da CPMI, deputado federal pela Bahia Arthur Maia (União Brasil), chegou a dizer que daria 48 horas para que Dino entregasse as imagens.

“A negativa de atendimento à medida não é apenas inadmissível, mas inconstitucional”, afirmou na semana passada o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ).

O deputado Esperidião Amin (PP-SC) disse que os vídeos são essenciais para apurar se houve omissão das autoridades no dia dos atos em janeiro.

Veja também

Governo não deve ‘exigir do Parlamento adesão integral ao que pensa o Executivo’, diz Pacheco

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou neste último sábado (27) que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas