segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Mini Cooper chega aos 60 anos e segue encantando gerações por parecer um brinquedo
sábado 2 de outubro de 2021 às 13:05h

Mini Cooper chega aos 60 anos e segue encantando gerações por parecer um brinquedo

NOTÍCIAS


Em 1959, a British Motor Corporation queria um carro com espaço e economia de combustível e desenvolveu o Austin Mini. Mas, em setembro de 1961, o engenheiro, preparador e construtor de carros de corrida John Cooper decidiu modificar o carro para deixá-lo mais agressivo e assim nasceu o primeiro Mini Cooper.

Ele iniciou os trabalhos com a preparação do motor original de 848 cm³ e 34 cv de potência, que foi ampliado a 997 cm³ e passou a gerar 55 cv.

Mini comemorativo de 60 anos custa mais caro que um Porsche Taycan - Quatro  Rodas

As rodas na extremidade e o pequeno entre-eixos eram aliados na hora de fazer as curvas, comportamento dinâmico que passou a ser associado ao de um kart no limite. Foi assim que nasceu o conceito “Go-Kart Feeling”.

O uso de homocinéticas ajudou a não perder tração ou ter movimentações indesejadas do volante. A suspensão hidro-elástica reduzia a rolagem lateral e entregava precisão e estabilidade acima da média.

Mini Cooper ganha série especial para celebrar seus 60 anos – ALL THE CARS
As duas gerações separadas por 60 anos / Foto: Reprodução

A escuderia Cooper dominava a Fórmula 1 naquele período, seguindo a vitória dos campeonatos de 1959 e 1960. Não era apenas o mérito de pilotos como Jack Brabham, Stirling Moss e Bruce McLaren. O projeto dos seus monopostos usava um motor central traseiro, algo exótico em uma categoria dominada por carros de propulsor dianteiro.

Mini Cooper S

John Cooper logo criaria uma versão Mini Cooper S. O motor passou a ter 1.071 cm³ e rendia 70 cv. Foi nessa época em que o predomínio do esportivo começou na série de ralis de Monte Carlo. A dupla Paddy Hopkirk e Henry Liddon ganhou o prêmio do rali em 1964.

A vitória clássica de Hopkirk foi comemorada como poucas na Inglaterra. Além de ter recebido um telegrama de parabéns do governo britânico, Hopkirk também foi agraciado com uma mensagem dos Beatles e, posteriormente, uma foto autografada dos quatro membros da banda, que dizia: “Agora você é um de nós, Paddy”.

Em 1965, Timo Mäkinen e Paul Easter (co-piloto) levaram o novo Mini Cooper S 1.3 de 90 cv ao título.

Em 1966, Mäkinen, Aaltonen e Hopkirk dominaram o Rali de Monte Carlo de ponta a ponta e ganharam o pódio, porém foram desclassificados por uma suposta irregularidade nos faróis. A compensação viria no ano seguinte. Aaltonen e Henry Liddon (co-piloto) faturaram o primeiro lugar.

Veja também

PL pode passar a ter a maior bancada no Senado

O Partido Liberal (PL), liderado por Valdemar Costa Neto e com apoio do ex-presidente da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas