domingo 5 de maio de 2024
Simulação computadorizada do pouso do conjunto de lander e rover chineses em Marte - CNSA/Divulgação
Home / ESPAÇO / Marte não está morto e abriga zona de atividade vulcânica do tamanho da Europa, conclui estudo surpreendente
terça-feira 6 de dezembro de 2022 às 16:58h

Marte não está morto e abriga zona de atividade vulcânica do tamanho da Europa, conclui estudo surpreendente

ESPAÇO, NOTÍCIAS


De acordo com o Hypeness, um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Arizona concluiu que Marte abriga uma região com atividade vulcânica do tamanho da Europa.

Quando vemos imagens do planeta vermelho, como as captadas pelo Perseverance, imaginamos que não há nada ocorrendo em nosso vizinho.

Contudo, o novo estudo publicado pelos pesquisadores estadunidenses mostra que há uma grande região de atividade sísmica e vulcânica no hemisfério sul de Marte.

Estudos geofísicos sobre Marte ainda estão em fase inicial e podem revelar muito sobre planeta

De acordo com o estudo dos pesquisadores, existem muitas evidências que, reunidas, comprovam que a parte subterrânea da planície de Elísio é repleta de vulcões.

Os resultados da pesquisa indicam que marte possui atividade vulcânica e que este fenômeno é o responsável pelo surgimento de diversas formações geológicas em Marte.

“Nossa descoberta implica que pode haver uma erupção em Marte; Pode ser hoje ou um milhão de anos, o que é um tempo muito curto nessas escalas. Esta é sem dúvida a região mais interessante de Marte hoje”, destaca o pesquisador Jeff Andrews-Hanna, um dos co-autores do estudo.

No ano passado, os pesquisadores já haviam afirmado que o cume de Elísio, localizado no meio da planície, possui grandes indícios de ser um vulcão ativo.

Planície mostra evidências de movimentações sísmicas ativas em Marte

Além disso, o vulcanismo pode ser um indício de vida nos ambientes marcianos. Aqui na Terra, existem as arqueabactérias, que vivem em fendas vulcânicas e ambientes de alta temperatura. Segundo os pesquisadores, agora pode ser a hora de encontrar microrganismos no subterrâneo marciano.

“A interação do magma ascendente e do substrato gelado desta região pode ter fornecido condições favoráveis ​​para a vida microbiana recentemente e aumenta a possibilidade de vida existente nesta região”, completa Jeff em comunicado.

Veja também

Ministros Silvio Almeida e Rui Costa entram em conflito

Evidenciado no debate sobre a recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, que investiga …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas