sábado 4 de maio de 2024
Foto: PF
Home / DESTAQUE / Mais uma investigação da Polícia Federal contra Bolsonaro
terça-feira 4 de abril de 2023 às 07:16h

Mais uma investigação da Polícia Federal contra Bolsonaro

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Jair Bolsonaro tem mais uma investigação da Polícia Federal em seu encalço, diz Bela Megale, do O Globo. De acordo com a colunista, esse inquérito mira a atuação do ex-ministro Anderson Torres na operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que bloqueou vias do Nordeste no segundo turno e apura se o ex-presidente teve participação na medida.

O foco da PF é apurar se, na cadeira de ministro, Anderson Torres agiu por iniciativa própria ou por determinação do então presidente para atuar nessa frente. Para os investigadores está “evidente” a participação de Torres na ação, em especial após sua viagem à Bahia para pedir apoio da própria PF à PRF para interferir na locomoção de eleitores, como informou a colunista Malu Gaspar.

O inquérito policial sobre esse caso aponta que, sob o comando de Torres, a área de inteligência do Ministério da Justiça fez um levantamento entre o primeiro e o segundo turno de 2022 que detalhou os locais onde Lula foi mais votado. A informação foi revelada pelo colunista Lauro Jardim.

A investigação da PF destaca que esse levantamento feito pela pasta de Anderson Torres teria subsidiado o planejamento operacional das ações da PRF, que fechou estradas no Nordeste, região onde Lula tinha mais votos do que Bolsonaro, no dia de votação do segundo turno.

A avaliação dos policiais é que, para o inquérito avançar sobre a possível participação de Bolsonaro, é preciso de algum grau de colaboração do ex-ministro da Justiça, o que ainda não aconteceu.

Anderson Torres está preso desde janeiro e, na semana passada, mudou de advogado porque buscava alguém mais distante do universo bolsonarista do que o defensor que o representava. A mudança passou a ser interpretada como o primeiro sinal da uma nova postura de Torres.

Recomendadas para você

Veja também

A vitória de Rosângela Moro em ofensiva do PT na Justiça

A deputada federal do União Brasil-SP mudou o domicílio eleitoral para Curitiba uma semana depois …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas