quinta-feira 9 de maio de 2024
O presidente Lula assina documento de novas medidas econômicas no Palácio do Planalto, em Brasília - Foto: Sergio Lima/AFP
Home / DESTAQUE / Lula veta na íntegra prorrogação da desoneração da folha de pagamento
quinta-feira 23 de novembro de 2023 às 22:16h

Lula veta na íntegra prorrogação da desoneração da folha de pagamento

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou na noite desta quinta-feira (23) integralmente o projeto de lei que pretendia estender até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e reduzir a contribuição para a Previdência Social paga por pequenos municípios.

Implementada desde 2011 como medida temporária, a política de desoneração da folha vinha sendo prorrogada desde então. Com a medida tomada pelo presidente, o projeto perde a validade em dezembro deste ano, a não ser que o Congresso derrube o veto.

A ideia do projeto de lei, aprovado pelo Congresso no mês passado, era manter a contribuição para a Previdência Social de setores intensivos em mão de obra entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta. A política beneficia principalmente o setor de serviços. Até 2011, a contribuição correspondia a 20% da folha de pagamento. Esse cálculo voltará a ser aplicado em janeiro.

Os 17 setores são: confecção e vestuário; calçados; construção civil; call center; comunicação; empresas de construção e obras de infraestrutura; couro; fabricação de veículos e carroçarias; máquinas e equipamentos; proteína animal; têxtil; tecnologia da informação (TI); tecnologia de comunicação (TIC); projeto de circuitos integrados; transporte metroferroviário de passageiros; transporte rodoviário coletivo; e transporte rodoviário de cargas.

Durante a tramitação do projeto de lei, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que o tema fosse discutido apenas na segunda fase da reforma tributária, que prevê a reformulação do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Em junho, o ministro chegou a dizer que o projeto era inconstitucional, sem entrar em detalhes.

Veja também

MP-BA aciona Tenda e Embasa por prejuízos causados por estação de esgoto em condomínio

O Ministério Público  da Bahia (MP-BA) ajuizou ação civil pública contra a Tenda Negócios Imobiliários …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas