O presidente Lula (PT) decidiu trocar o comando do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e nomeou o procurador federal Alessandro Antônio Stefanutto para a presidência do órgão, no lugar de Glauco André Wamburg. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (5).
Stefanutto é ex-chefe da Procuradoria Federal Especializada do INSS e estava na equipe de transição do governo para assuntos de Previdência Social. Em março, ele foi nomeado Diretor de Orçamento, Finanças e Logística do INSS.
Já Glauco Wamburg foi exonerado. Ele estava na presidência do INSS de forma interina desde fevereiro. Antes de assumir o cargo, Wamburg esteve à frente de uma entidade de assistência social vinculada ao governo do Rio de Janeiro alvo de investigações por suspeita de corrupção.
Stefanutto assume o comando do órgão com o desafio de reduzir a fila de 1 milhão de brasileiros que aguardam perícias médicas do INSS.
Neste ano, o INSS sofreu constantes problemas nos sistemas, gerenciados pelo Dataprev, que levaram ao cancelamento e reagendamento de diversas perícias.
O governo federal anunciou que vai abrir um concurso para a contratação de 1,7 mil peritos, além de adotar a teleperícia para agilizar os atendimentos.