terça-feira 7 de maio de 2024
O plano de investimento de obras está sendo conduzido pelo ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa - Foto: Joédson Alves | Agência Brasil
Home / DESTAQUE / Lula tenta reviver otimismo, mas admite problemas em 3º mandato
sexta-feira 7 de abril de 2023 às 07:24h

Lula tenta reviver otimismo, mas admite problemas em 3º mandato

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Em janeiro de 2005, Lula se definiu como “o maior vendedor de otimismo já visto neste país”. A economia crescia em ritmo acelerado, e o governo ainda não havia enfrentado a crise do mensalão. Dezoito anos depois, o presidente tenta recuperar a aura de confiança do primeiro mandato. Mas parece estar menos à vontade no velho figurino.

Diante de uma plateia de jornalistas, o petista procurou se dizer nesta última quinta-feira (6) “mais do que satisfeito” com o início do novo governo. “Estou convencido de que vamos consertar o país”, garantiu, alternando promessas e elogios à própria equipe.

À medida que a conversa avançou, o presidente começou a se queixar das dificuldades. Reclamou da taxa de juros, criticou o legado do antecessor e admitiu que ainda não sabe se conseguirá aprovar sua agenda no Congresso. “É muito difícil pensar num sistema de coalizão política com a quantidade de partidos que nós temos. Com 30 partidos, é muito complicado”, desabafou.

Lula fez um apelo conforme registra o colunista Bernardo Mello Franco, do O Globo, para que os presidentes da Câmara e do Senado encerrem a disputa de poder que trava a votação de medidas provisórias. O impasse se arrasta desde fevereiro e ameaça demolir a arquitetura da nova gestão. “Tenho certeza que os dois vão se colocar de acordo”, disse o petista. “O país não pode ficar parado”, suplicou.

O vendedor de otimismo reapareceu numa resposta sobre política externa. “Estou convencido de que tanto Ucrânia quanto Rússia estão esperando alguém de fora para sentar e conversar”, disse Lula, voluntariando-se para articular uma trégua entre Putin e Zelensky.

Curiosamente, o presidente pareceu mais confiante no fim da guerra do que na solução de seus problemas domésticos. Num acesso de realismo, ele admitiu que o Congresso ficou mais conservador e pode barrar grande parte de suas promessas. “Quando está na oposição, você fala o que quer. Quando está no governo, você faz o que pode”, resignou-se.

Apesar dos percalços, Lula deixou claro que está feliz por voltar ao centro do palco. “Como dizia o doutor Ulysses Guimarães, a política é como o orgasmo para o ser humano. A gente não consegue viver sem ela”, gracejou.

Veja também

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou a criação de uma comissão para acompanhar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas