As locadoras de veículos Localiza e Unidas anunciaram nesta quarta-feira que assinaram um acordo de fusão por meio da incorporação das ações da Unidas pela Localiza. Se o negócio for aprovado, criará uma gigante multinacional no segmento, com valor de mercado de R$ 50,53 bilhões.
Pelo acordo, divulgado pelas companhias à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os acionistas da Localiza ficariam passariam a deter 76,85% do capital com direito a voto, e os da Unidas, 23,15%. As duas empresas hoje já são as duas maiores do segmento no Brasil.
Segundo o jornal O Globo, a frota combinada das duas empresas é de aproximadamente 490 mil veículos, contra 103,4 mil da Movida, hoje a terceira maior do setor.
A operação ainda precisa passar pala aprovação do Cade (órgão antitruste brasileiro) e precisa ser aprovado pelos acionistas das duas companhias em assembleias.
O negócio também prevê que, caso a incorporação de ações se concretize, a Unidas poderá distribuir R$ 425 milhões em dividendos aos seus acionistas em até 90 dias após a consumação do negócio.