sexta-feira 3 de maio de 2024
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Lira não vai interferir em guerra do União Brasil pelo comando da CCJ
sexta-feira 11 de fevereiro de 2022 às 14:13h

Lira não vai interferir em guerra do União Brasil pelo comando da CCJ

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deixará segundo a coluna de Igor Gadelha, que as alas bolsonarista e anti-bolsonarista do União Brasil se resolvam internamente sobre a disputa pela presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

De acordo com o colunista, líderes partidários ouvidos disseram que Lira não tem intenção de interferir no debate dentro da sigla sobre quem assumirá o controle da colegiado mais importante da Casa Legislativa.

Isso indica que Lira irá respeitar o acordo para divisão das comissões. A escolha do presidente da CCJ, que era do PSL, passará para o União Brasil, partido que nasceu da fusão do PSL com o DEM.

O presidente da Câmara, entretanto, não pretende atuar para que o nome do partido seja o do deputado Vítor Hugo (GO), como a ala bolsonarista do União Brasil diz ter sido acordado.

O acordo

Segundo bolsonaristas, o acordo foi firmado em 2021, por ocasião de eleição de Lira. O acerto seria que o PSL indicaria o presidente da CCJ pelos dois anos do mandato de Lira no controle da casa.

No primeiro ano (2021), o nome foi o da deputada Bia Kicis (PSL-DF). No segundo ano (2022), a ala bolsonarista do União Brasil defende que o nome acertado internamente é o de Hugo.

Integrantes do União Brasil ligados ao DEM, porém, discordam desse entendimento. Alegam que não faz sentido indicar o nome de Hugo, pois ele deve deixar a sigla em abril para se filiar ao PL de Jair Bolsonaro.

Veja também

Lula bate recorde em liberação de emendas em um único dia; 60% da verba da Saúde já é do Congresso

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destinou mais de 60% do orçamento do Ministério …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas