sexta-feira 10 de maio de 2024
Proponente da sessão, o deputado Bobô (PC do B) parabenizou os trabalhadores, assalariados rurais e agricultores familiares que trabalham no campo Foto: Paulo Mocofaya/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Legislativo baiano celebra os 60 anos da Fetag
sábado 2 de setembro de 2023 às 18:24h

Legislativo baiano celebra os 60 anos da Fetag

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizou nesta última sexta-feira (1º), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, uma sessão solene em comemoração ao 60 anos da Fetag- Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia, entidade que abrange atualmente 404 sindicatos de trabalhadores rurais, estando presente em quase todos os 417 municípios baianos. Prefeitos, vereadores, sindicalistas, lideranças políticas, diretores de instituições financeiras que atuam na zona rural e autoridades estaduais participaram da homenagem, celebrando exatamente seis décadas de histórias, lutas e conquistas.

Proponente da sessão, o deputado Bobô (PC do B) parabenizou os trabalhadores, assalariados rurais e agricultores familiares que trabalham no campo e enfatizou que a Casa do Povo se sentia honrada em receber os trabalhadores para comemorar esta data muito especial. O parlamentar destacou a capacidade de mobilização da federação, que tem o reconhecimento em todo o Brasil pelo trabalho que realiza na agricultura familiar e na organização dos sindicatos. Bobô lembrou que a Fetag, junto aos poderes públicos, leva formação profissional e assegura assistência técnica para os sindicatos representados, além de proporcionar atividades que envolvem idosos, jovens e mulheres no campo. “Contem com o nosso mandato e a Assembleia Legislativa. Estamos juntos por mais políticas públicas para melhorar a vida no campo e fortalecer a agricultura familiar. Vida longa à Fetag, nossa sociedade precisa de vocês!”, salientou.

A bancada comunista da Casa Legislativa marcou presença no evento. De acordo com o deputado Fabrício Falcão (PC do B), “a história da entidade se confunde com sua história de vida”. Ele conta que, oriundo do movimento estudantil, conheceu a Fetag, foi assessor político e acompanhou de perto a sua luta pela reforma agrária. “Dizem que o Agro gera o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Não discuto sobre este tema, mas a Agricultura Familiar coloca o alimento na mesa do povo. Sem o homem do campo, a cidade não vive. Essa homenagem é o reconhecimento do papel e da importância da Fetag para os trabalhadores rurais e para a Bahia”, pontuou.

Para a deputada Olívia Santana (PC do B), a principal bandeira de luta da Fetag é a reforma agrária, a distribuição da terra para plantar e colher, cumprindo a sua função social. “Esta história de luta precisa contar com a presença de todos os deputados, prestigiando esta organização sindical que orgulha a todos nós, sendo fundamental para o desenvolvimento do trabalhador, do homem do campo na Bahia e em todo o país”, declarou a presidente da Comissão de Educação e Cultura da ALBA.

A força da Fetag e as realizações ao longo dos anos também foram elogiadas pelo deputado federal Daniel Almeida (PC do B). Ele frisou a incessante luta da federação sindical pela valorização da agricultura familiar. O parlamentar explicou que, apesar das muitas vitórias, ainda existe muita coisa para fazer. “Temos o desafio de manter os trabalhadores no campo, com estímulo para nossa juventude se interessar pela agricultura familiar, levar tecnologia para se produzir mais e melhor, bem como cuidar dos mananciais hídricos e mais financiamento para o campo, com melhor distribuição para a comercialização dos produtos”, enumerou o parlamentar.

Ao som de uma música gravada pela ministra da Cultura Margareth Menezes, jovens declamaram versos reafirmando as lutas da entidade que há muitos anos mantém o slogan “A Fetag somos nós, nossa força, nossa voz”. Após um vídeo institucional, o presidente da Fetag-BA, João da Cruz, que iniciou o dia tomando um café da manhã com o governador Jerônimo Rodrigues, discursou feliz pelo aniversário da entidade, criada no primeiro dia de setembro de 1963. O presidente afirmou que este momento histórico significa a continuidade de um projeto político que representa o homem e a mulher do campo, apresentando proposições e pautando os governantes, seja no âmbito estadual quanto na esfera federal. “Este diálogo, esta relação institucional e política que construímos e estreitamos ainda mais com o governador Jerônimo, demonstra o compromisso de nossa diretoria com as nossas lutas por políticas públicas para o homem do campo, como forma de fortalecimento da agricultura familiar”, finalizou o dirigente da Fetag-BA.

Compuseram a mesa da sessão solene, além das pessoas citadas na reportagem, a secretária de Mulheres da Fetag, Renilda Santos; o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Pedro José de Lima Neto; o superintendente regional do Banco do Brasil, Thiago Monteiro; o superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Emanuel Carneiro de Lima e Silva; o presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo; e a secretária de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Vânia Marques Pinto.

Veja também

Conder garante mais R$ 200 milhões para conter encostas na Bahia através do Novo PAC

O resultado do Novo PAC Seleções nos eixos ‘água para todos’ e ‘cidades sustentáveis e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas