segunda-feira 20 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Guardiã Maria da Penha ganha viatura exclusiva para combater a violência doméstica na cidade de Salvador
sexta-feira 10 de maio de 2024 às 12:24h

Guardiã Maria da Penha ganha viatura exclusiva para combater a violência doméstica na cidade de Salvador

NOTÍCIAS


A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), comemorou a entrega, pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), da viatura destinada à patrulha Guardiã Maria da Penha, projeto idealizado pela parlamentar para combater a violência doméstica na cidade de Salvador.

“Esse é um momento muito importante não apenas para a Guarda Municipal, mas também para toda Salvador”, afirmou a vereadora. Ela ressaltou a importância das novas viaturas para fortalecer o trabalho em prol da segurança, destacando especialmente o papel do automóvel destinado à Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Salvador tem um caso de violência doméstica a cada 45 minutos, segundo dados das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher. Além disso, 10.864 medidas protetivas foram distribuídas pela Justiça nos últimos dois anos na Bahia, representando apenas 37,3% dos 29.089 processos de violência contra a mulher abertos no mesmo período no estado. Atualmente, há 85.059 ações penais em curso.

A vereadora enfatizou que a viatura designada para essa patrulha especial será uma ferramenta vital na proteção das vítimas e no combate a esse tipo de crime. Citando dados das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, que indicam um caso de violência doméstica a cada 45 minutos em Salvador, a vereadora destacou a urgência de ações concretas para enfrentar esse problema.

A vereadora elogiou a disposição do prefeito Bruno Reis e da Guarda Municipal de Salvador para acolher e executar iniciativas em defesa das mulheres. Segundo ela, com o aumento das denúncias de violência doméstica, é fundamental fortalecer a rede de proteção e apoio, e a Patrulha Guardiã Maria da Penha vem justamente nesse sentido.

“Com esse programa, em que os agentes são capacitados e devidamente orientados, o combate à violência contra a mulher será muito mais humanizado e preparado para oferecer o suporte que as vítimas precisam”, concluiu.

Veja também

Servidores de Salvador participam de palestra sobre LGBTfobia no esporte

A Prefeitura de Salvador, por meio do Programa de Combate à LGBTfobia, promoveu uma palestra …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas