Mais de noventa pesquisadores de renome internacional estão confirmados para participar da segunda edição do Fórum Internacional de Meio Ambiente e Economia Azul, com o tema “Inovação, sustentabilidade e preservação do ambiente marinho na recuperação econômica pós-pandemia”. Serão mais de 30 horas de conteúdo, em três dias de evento (23, 24 e 25 de setembro) totalmente on-line, formando uma grande rede internacional de pesquisas e estudos sobre os oceanos, e estabelecendo conexões de ações de inovação voltadas para a conservação do meio ambiente marinho, o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva de populações. O Fórum é uma realização do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Atlantic Internacional Research Centre (AIR Centre).
Na abertura do Fórum ocorrerá o lançamento da revista Bahia Análise & Dados: Economia do Mar, parceria da Sema com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Entre os nomes mais esperados desta segunda edição do evento, destaca-se Sigi Gruber, chefe da Unidade de Oceanos e Mares Saudáveis e diretora-geral de Pesquisa e Inovação da União Europeia (UE). Sigi Gruber lidera a Missão Horizon Europe – Oceanos, Mares, Águas Costeiras e Internas Saudáveis, que monitora e contribui para iniciativas específicas, como a de Bacias do Mar, no Mediterrâneo, Mar Negro e Ártico. E, repetindo o sucesso do ano passado, teremos a presença de Jerry Miller, profissional renomado na questão da formulação de estratégias da sociedade para o enfrentamento das mudanças climáticas, tendo sido assessor de políticas para os oceanos do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Miller liderou o desenvolvimento de C&T da primeira política oceânica dos Estados Unidos.
E, para não dizer que não falamos da prata da casa, já está confirmada a participação do cientista brasileiro Carlos Nobre. Nobre é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology. Ganhador do prêmio Nobel da Paz (2007), pela co-autoria do Quarto Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Atualmente, Nobre é diretor internacional da American Geophysical Union (União Geofísica Americana). Ao todo, serão mais de 90 especialistas nacionais e internacionais que vão contribuir para um significativo debate de ideias, conceitos e experiências inovadoras, um espaço aberto para colaboração científica e tecnológica para a preservação do meio ambiente e promoção da Economia Azul no Oceano Atlântico e nas costas.