domingo 28 de abril de 2024
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
Home / DESTAQUE / Jerônimo e CBPM assinam contrato com mineradora do Canadá que irá gerar milhares de empregos
terça-feira 12 de dezembro de 2023 às 06:27h

Jerônimo e CBPM assinam contrato com mineradora do Canadá que irá gerar milhares de empregos

DESTAQUE, NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou na tarde desta última segunda-feira (11) da assinatura do contrato com a empresa Homerun Brasil Mineração Ltda, subsidiária da canadense Homerun Resources Inc. A cerimônia aconteceu na sede da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM e, além do governador, também estiveram presentes durante o ato o Vice-governador, Geraldo Júnior, o presidente da CBPM, Henrique Carballal, o CEO da Homerun, Brian Leeners, o presidente do Departamento de Energia dos Estados Unidos, Zhiwen Ma, entre outras autoridades e personalidades do setor.

A Homerun vai realizar um trabalho de exploração de areia industrial em quatro áreas de titularidade da CBPM, situadas em Santa Maria Eterna, no município de Belmonte, na Bahia, e os benefícios que acanadense irá proporcionar para o estado devem abranger outros municípios. “Hoje estamos fazendo um ato extremamente importante, pois nós estamos dando um salto ao longo deste processo da transição energética. Com essa decisão, estamos reconhecendo a importância vital desse empreendimento para o desenvolvimento da economia baiana. Seguimos alinhados às práticas de tecnologia verde, sendo que o projeto concentra-se na produção ambientalmente responsável de sílica, que é evidenciado ao observar o uso de água reciclável e a eliminação de resíduos químicos e biológicos”, concluiu Carballal.

Em Ilhéus, a empresa estrangeira vai estabelecer uma planta de beneficiamento que transformará a sílica in natura em sílica de alta pureza. E no Porto de Aratu, a empresa vai concentrar esforços na fabricação de células solares, um produto que tem o potencial de duplicar a capacidade de energia das placas fotovoltaicas. O investimento inicial é de aproximadamente R$ 300 milhões, podendo chegar a mais de um bilhão e meio de reais, e a implementação de unidades fabris resultará na geração de 1.700 empregos na Bahia, podendo chegar até 3.000.

O governador Jerônimo Rodrigues encerrou o evento comemorando a assinatura do contrato com a empresa canadense Homerun Brasil Mineração Ltda. “Uma ação como esta que estamos fazendo aqui hoje, iniciada já há alguns meses, é consolidada hoje com a autorização para que a CBPM um termo de cooperação técnica para realizar pesquisas e outras ações junto a Homerun, mas de fato a exploração acontecerá em 2026. Nós entendemos muito bem isso. É assim com a Sílica e será assim com outros minérios. Mas quero testemunhar aqui a necessidade que um Estado tem de elaborar um plano e uma política de minério, consolidado com uma política nacional e internacional”, concluiu o governador Jerônimo Rodrigues.

A cerimônia contou a apresentação musical do Afoxé Filhos de Gandhy e do Bloco Afro Malê Debalê.

Veja também

Governo não deve ‘exigir do Parlamento adesão integral ao que pensa o Executivo’, diz Pacheco

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou neste último sábado (27) que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas