segunda-feira 15 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NEGÓCIOS / Itaberaba ganha nova unidade de saúde com atendimento médico e odontológico
quarta-feira 14 de setembro de 2022 às 17:42h

Itaberaba ganha nova unidade de saúde com atendimento médico e odontológico

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS, SAÚDE


A Prefeitura de Itaberaba inaugurou na última semana a Unidade Satélite de Saúde Família do povoado de Alagoas. O novo posto foi estruturado em um prédio onde antes funcionava uma escola e teve investimento de R$30 mil. O equipamento foi entregue pelo prefeito Ricardo Mascarenhas durante o evento chamado Terça da Praça com as presenças de secretários do município, vereadores, população do povoado e equipes de saúde que irão atuar no local.

A enfermeira Érica Guimarães atua há oito anos no povoado de Alagoas e conhece bem a realidade dos moradores. Ela avalia que o investimento vai trazer benefícios para a população e destacou que o foco principal é trabalhar com o cuidado da saúde básica, com a prevenção e acompanhar os pacientes com alguma comorbidade que precisam de avaliação constante.

“Lidamos com pacientes hipertensos, diabéticos e outras doenças crônicas, esse público terá agora um serviço mais moderno e mais humanizado. A ideia é trabalharmos com prevenção de doenças acompanhando de perto os pacientes.

Nosso objetivo é resolver aqui para que eles não precisem ir para a cidade, mas caso haja necessidade serão encaminhados”. Érica destacou também que os profissionais e os pacientes terão mais privacidade, já que agora os atendimentos vão ser realizados em salas separadas e especializadas.

O Secretário de Saúde João Rodrigues esteve presente no evento de entrega do equipamento e salientou que o novo posto é uma unidade satélite que vai funcionar como um ponto de apoio para a marcação de consultas, exames, vacinação e informações e que será feito o planejamento dos atendimentos médicos periodicamente. O objetivo é facilitar e garantir aos cidadãos o acesso ao atendimento de saúde, visto que a comunidade fica a 12 quilômetros do centro urbano.

O secretário de saúde também informou que a Unidade Satélites será composta por uma equipe multiprofissional com enfermeira, técnica em enfermagem, odontólogo, agentes de saúde e médico clínico.

João afirmou também que a equipe vai trabalhar com a atenção primária de forma integrada e planejada e oferecer uma diversidade de atendimento incluindo cuidado pré-natal, consulta com médico clínico, teste do pezinho, vacinação conforme o calendário de campanha da Secretaria Municipal de Saúde e atendimentos odontológicos como limpeza, restauração, aplicação de flúor e extração.

A técnica de enfermagem Dorivania Meireles esteve presente na inauguração e falou que a nova unidade de saúde é um marco na saúde do povoado. “Existia um posto aqui que não era adequado para atender aos pacientes.

Agora vamos ter uma estrutura moderna com equipamentos novos, sala odontológica, sala de enfermagem, sala de triagem, sala de convivência, sala de curativos, consultório odontológico, isso tudo vai melhorar as nossas condições trabalho, vai valorizar ainda mais a saúde no povoado de Alagoas e melhorar a qualidade de vida da população local, principalmente, mulheres, crianças e idosos”, disse Dorivania.

O prefeito Ricardo Mascarenhas também falou sobre a importância da unidade: “Alagoas é o maior ponto turístico religioso de Itaberaba e portanto exerce importância fundamental para a nossa cultura e nossa economia.

O povoado recebe anualmente milhares de romeiros de todo canto do Brasil e por ser um local turístico precisa de equipamentos do porte da nova USF para atender uma grande quantidade de pessoas. Além do mais, a população do povoado de Alagoas precisa desse cuidado, e o papel da gestão pública municipal é oferecer serviço de saúde com qualidade e conforto para todos”.

Durante o evento, o prefeito Ricardo Mascarenhas anunciou ainda que o próximo investimento na comunidade de Alagoas será a construção da praça, um projeto avaliado em aproximadamente R$1 milhão. A praça, segundo o prefeito, será um espaço adaptado para o lazer da comunidade e também para os fiéis e turistas. A ideia é fomentar o setor turístico e hoteleiro da cidade de Itaberaba e fazer com que os moradores de Alagoas sintam orgulho de viver no local.

Veja também

Família Bolsonaro vê Trump como ‘peça-chave’ para reverter inelegibilidade de ex-presidente

O entono de Jair Bolsonaro dá como certa a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, após o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!