segunda-feira 17 de junho de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Israel lança ataque contra o Irã
sexta-feira 19 de abril de 2024 às 05:52h

Israel lança ataque contra o Irã

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


Mídia iraniana aponta que explosões foram registradas na cidade de Isfahan, que abriga centrais nucleares, mas não há registro de danos significativos. Ação ocorre dias após ataque do Irã a IsraelIsrael lançou um ataque contra o Irã na madrugada desta sexta-feira (19), mas a escala da ação ainda é incerta. Segundo membros do governo dos Estados Unidos, citados pela imprensa americana, os israelenses lançaram pelo menos um míssil contra o Irã.

Veículos da imprensa iraniana apontam que foram registradas explosões em Isfahan, uma cidade na região central do país, que abriga bases militares e centrais nucleares.

Israel launches missile attack on Iran - 247 Ureports

Segundo a imprensa iraniana, defesas aéreas do país também teriam derrubado pelo menos três drones e até o momento não foram registrados danos significativos no país.

A emissora estatal IRIB, minimizou os relatos de um ataque, apontando que Isfahan está “segura e a salvo”. Outra agência iraniana confirmou as medidas de defesa tomadas na base se Isfahan, que abriga caças americanos F-14 adquiridos antes da Revolução Islâmica de 1979.

Já a Agência Internacional de Energia Atômica disse que não observou até o momento danos às instalações nucleares do Irã, confirmando os relatos iranianos.

Imagens divulagas pela mídia iraniana também mostraram canhões antiaéreos de prontidão próximo a uma usina de conversão de urânio em Isfahan, onde se localizam três pequenos reatores de fabricação chinesa. O local é utilizado para a produção de combustível para o programa nuclear civil iraniano. A cidade também abriga um local subterrâneo de enriquecimento de urânio que teria sido alvo de tentativas de sabotagem por parte de Israel.

O governo israelense ainda não confirmou oficialmente a ação. Um membro da administração do premiê Benjamin Netanyahu, falando em anonimato, disse ao jornal americano Washington Post que a ação tem o objetivo de mostrar os iranianos que os israelenses têm capacidade de lançar um ataque no interior do Irã.

Autoridades dos EUA, de forma anônima, disseram à Reuters que o país não está envolvido no ataque, mas que foi notificado por Israel sobre a ação.

Um alto funcionário iraniano disse à agência Reuters na sexta-feira, após o ataque israelense, que não há no momento nenhum plano de retaliação imediata.

A ação marca uma nova escalada nas tensões entre os dois países e ocorre seis dias depois de o Irã lançar um ataque sem precedentes contra Israel. No último sábado (13/04), o regime de Teerã lançou cerca de 300 aéreas contra o solo israelense, entre drones e mísseis. Israel afirmou que conseguiu derrubar 99% das armas com seus sistemas antiaéreos e auxílio de aliados na região. Não foram registrados danos significativos e o Irã sinalizou antes mesmos de os drones alcançarem seus alvos que a ação seria limitada.

O Irã, por sua vez, afirmou que o ataque de sábado foi uma reposta a um bombardeio a um complexo diplomático do país em Damasco, no início do mês, que o regime atribuiu a Israel.

Veja também

Soldados russos continuam matando ao voltar da Ucrânia

Muitos militares que retornam do front apresentam sinais de estresse pós-traumático. Problema pode impactar sociedade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!