segunda-feira 22 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Instagram planeja lançar app para rivalizar com o Twitter
domingo 21 de maio de 2023 às 11:30h

Instagram planeja lançar app para rivalizar com o Twitter

NOTÍCIAS, REDES SOCIAIS


À medida que mais pessoas querem abandonar o Twitter depois das mudanças de Elon Musk, o Instagram tem testado secretamente um aplicativo baseado em texto semelhante. Depois de meses de testes com celebridades e influenciadores, a empresa se prepara de acordo com Molly Bohannon, da Forbes, para lançá-lo agora em junho, segundo um relatório divulgado pela Bloomberg na última sexta-feira (19).

O aplicativo será separado do Instagram – que pertence à Meta -, embora os usuários poderão conectar suas contas e seguir todas as mesmas pessoas com apenas um clique, de acordo com uma captura de tela postada por Lia Haberman, professora de marketing social e de influência da UCLA e autora do boletim informativo ICYMI.

A novidade pode eventualmente ser compatível com outros apps que tentam atrair antigos usuários do Twitter – incluindo o Mastodon. Segundo Haberman, os usuários do Mastodon poderão “em breve” seguir e interagir com postagens na nova plataforma da Meta sem precisar criar uma nova conta.

A especialista ainda disse que os usuários poderão postar até 500 caracteres de texto, junto com imagens e fotos. A Meta tem testado o novo aplicativo secretamente com celebridades e influenciadores há meses, segundo pessoas familiarizadas com o projeto, informou a Bloomberg.

Em março, o Money Control informou pela primeira vez que a Meta estava explorando a criação de uma rede social para atualizações de texto para competir com o Twitter. Pouco depois disso, autoridades da empresa disseram à Platformer que “acreditam que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas possam compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses”.

Muitos usuários têm procurado uma alternativa ao Twitter desde que o bilionário Elon Musk assumiu o controle em outubro de 2022 e começou a fazer mudanças rápidas na plataforma – desde adicionar uma página “Para Você” impulsionada por algoritmos até cobrar das pessoas para serem verificadas e ter acesso a recursos como um botão de edição.

Um estudo recente do Pew Research Center descobriu que, embora as pessoas ainda estejam usando o Twitter, os usuários mais ativos estão postando cerca de 25% menos após a aquisição do bilionário. A pesquisa também constatou que seis em cada 10 norte-americanos que usaram a rede social no último ano relataram fazer uma pausa na plataforma, e 25% dos entrevistados disseram que não devem estar nela daqui a um ano.

Nesse sentido, o Mastodon foi lançado logo depois da compra de Musk, oferecendo uma plataforma semelhante, mas “sem algoritmos ou anúncios para desperdiçar seu tempo”. Mas parece que a rede social não está suprindo as necessidades dos internautas. A Wired informou que o número de usuários ativos do Mastodon havia caído para 1,4 milhão no final de janeiro, diminuindo mais de um milhão desde que as pessoas migraram para ela em novembro de 2022.

Veja também

Maternidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador é destaque em atendimento humanizado pelo SUS

Às 7h42 de 2 de junho de 2024, a enfermeira Carina Aguiar Pitanga Suares, de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!