terça-feira 15 de abril de 2025
Porcos amontoados em uma fazenda | - Foto: Chayakorn Lotongkum/Getty Images
Home / NOTÍCIAS / Impacto de tarifa dos EUA sobre carne suína e tilápia será pequeno, diz ABPA
sexta-feira 4 de abril de 2025 às 11:35h

Impacto de tarifa dos EUA sobre carne suína e tilápia será pequeno, diz ABPA

NOTÍCIAS


O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, afirmou nesta sexta-feira (4) que as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos do País não devem ter um impacto severo sobre as exportações brasileiras de carne suína e tilápia aos norte-americanos. Segundo ele, apesar da alíquota de 10% aplicada aos produtos nacionais, concorrentes como a Europa e a China foram mais afetados.

“As exportações de suíno para os Estados Unidos foram, no ano passado, de 29 mil a 30 mil toneladas, quase US$ 70 milhões”, disse Santin. Antes isentos, os embarques agora terão a nova taxa mas, segundo o presidente da ABPA, os principais concorrentes estão em situação ainda mais desvantajosa. “A Europa, por exemplo, que exportava para os Estados Unidos, tem tarifa de 20%.”

No caso da tilápia, principal carne de peixe exportado pelo Brasil para os EUA, a taxa de 10% também não deve tornar inviáveis os negócios. “Os Estados Unidos são o maior destino da tilápia brasileira. No ano passado, exportamos 11 mil toneladas, o que representou US$ 50 milhões. Agora, a tarifa passa a ser 10%, mas concorrentes como o Vietnã e a China enfrentam taxas ainda mais altas, de 34%”, comentou.

Santin também mencionou a possibilidade de reajustes nos preços globais de alimentos diante da nova política tarifária dos EUA. “Pode acontecer de um importador repassar integralmente a tarifa ao consumidor, encarecendo o produto. Mas também pode haver um ajuste na margem de lucro para manter competitividade. São variáveis de mercado que ainda precisam ser acompanhadas”, explicou.

O governo brasileiro, destacou Santin, já se manifestou contra as tarifas e mantém diálogo com autoridades americanas. “Alimentos não deveriam ter barreiras tarifárias. O comércio de alimentos deve ser o mais livre possível para combater a fome no mundo”, afirmou.

Veja também

Entenda o que é ‘pejotização’ e o que significa a suspensão de processos do tipo pelo STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta segunda-feira (14), pela suspensão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!