segunda-feira 16 de setembro de 2024
Deputado Hugo Motta (PMDB-PB), indicado para presidir CPI da Petrobras - Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Hugo Motta vira nome de Lira para obter consenso na Câmara dos Deputados
quarta-feira 4 de setembro de 2024 às 15:00h

Hugo Motta vira nome de Lira para obter consenso na Câmara dos Deputados

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


No quarto mandato de deputado, Hugo Motta (Republicanos-PB), virou o candidato de Arthur Lira (PP-AL) e do governo na eleição a presidente da Câmara em fevereiro, informa Robson Bonin, colunista da Veja.

A reviravolta na disputa de acordo com a Radar, que tinha o deputado baiano Elmar Nascimento (União Brasil) como favorito nas bolsas de aposta dos deputados, foi construída diante da constatação de que os nomes mais evidentes na briga não produziriam um consenso no plenário — fraturando o atual grupo político que elegeu Lira há quase dois anos.

Motta é essa tentativa de obter uma frente capaz de eleger o presidente no campo aliado de Lira sem despertar os instintos mais primitivos dos outros postulantes, lembra Bonin.

Motta tem o apoio de Lira, simpatia de outros candidatos e do próprio Planalto. Marcos Pereira desistiu nesta última terça (3) da disputa e declarou apoio a Motta. Fez isso depois de conversar com Lula e com o próprio Gilberto Kassab, cacique do PSD que apoia o baiano Antonio Brito (PSD). O próprio Brito, aliás, também não tem ressalvas sobre Motta.

O momento agora é de negociação para acomodar interesses dos candidatos que saíram da disputa ou que pode ainda sair — até cargo de ministro do TCU é citado nessas conversas, disse o colunista.

Veja também

Bahia mantém previsão de queda na safra de grãos 2024

Após uma produção recorde de grãos em 2023, novas estimativas apontam para uma redução na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!