segunda-feira 17 de junho de 2024
O hospital portátil da Índia foi testado e entrou em operação em apenas 12 minutos após cair do céu. - Foto: Ministério da Informação e Radiodifusão da Índia - Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Hospital aéreo portátil da Índia fica pronto em 12 minutos e pode tratar 200 pacientes
terça-feira 28 de maio de 2024 às 10:52h

Hospital aéreo portátil da Índia fica pronto em 12 minutos e pode tratar 200 pacientes

MUNDO, NOTÍCIAS, SAÚDE


Desenvolvido na Índia, esse hospital portátil pode ser usado em situações emergenciais, é leve e tem todos os equipamentos necessários para um atendimento inicial bem rápido.

A tenda pode ser implantada por meio de drones e aeronaves. Ao soltarem o objeto no ar, o hospital desce com a ajuda de dois paraquedas especiais desenvolvidos pela Air Delivery Research and Development Institution (ADRDE), informa o Só Notícia Boa.

Quando toca ao chão, são necessários apenas 12 minutos para colocar tudo em operação. “O Aid Cube está equipado com diversas ferramentas inovadoras projetadas para melhorar a resposta a desastres e o apoio médico durante emergência”, destacou o Ministério da Informação e Radiodifusão da Índia em um comunicado.

Caiu do céu

São duas gaiolas com 36 minicubos que contém ferramentas inovadoras, inteligência artificial, máquinas de raios X e muito mais.

E se engana quem acha que o equipamento é frágil. Toda a unidade é à prova d’água, robusta e tem 72 componentes que podem ser facilmente transportados.

O hospital portátil tem máquinas de raio x, uma sala de operações, equipamentos para exames de sangue, ventiladores e provisões para o tratamento de uma série de lesões.

Além disso, o projeto integra inteligência artificial e análise de dados, facilitando a coordenação, gestão dos serviços médicos e monitorização em tempo real de todos os pacientes.

O hospital móvel faz parte de uma iniciativa chamada Projeto BHISHM – Iniciativa de Saúde para Bharat, Sahyog, ita e Maitri e promete ser uma resposta rápida para situações de urgência médica.

Primeiros testes

No último dia 14 de maio, a força aérea indiana testou o dispositivo em Agra.

O hospital pousou e ficou operacional rapidamente. Em menos de 15 minutos tudo já estava funcionando perfeitamente e os “pacientes” puderam ser atendidos.

“Posiciona a Índia como um ator chave nos esforços de ajuda internacional, demonstrando a sua capacidade de estender a assistência para além das suas fronteiras em tempos de necessidade, promovendo a boa vontade e parcerias a nível global”, disse o Ministério.

O hospital é lançado com o auxílio de dois paraquedas. Foto: IAF/SWNS.

O hospital é lançado com o auxílio de dois paraquedas. Foto: IAF/SWNS.

O projeto tem vários equipamentos essenciais para um atendimento completo e de emergência. Foto: Ministério de Informação e Radiodifusão da Índia.

O projeto tem vários equipamentos essenciais para um atendimento completo e de emergência. Foto: Ministério de Informação e Radiodifusão da Índia.

Veja também

Soldados russos continuam matando ao voltar da Ucrânia

Muitos militares que retornam do front apresentam sinais de estresse pós-traumático. Problema pode impactar sociedade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!