domingo 22 de dezembro de 2024
Home / GERAL / Governo lança edital para construção do Centro de Atendimento ao Turista
quarta-feira 21 de agosto de 2019 às 10:46h

Governo lança edital para construção do Centro de Atendimento ao Turista

GERAL


O edital de licitação para o início das obras do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Imbassaí foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), que ficará responsável pela obra. O terreno, de cerca de mil metros quadrados, e o projeto arquitetônico foram cedidos pela Prefeitura Municipal de Mata de São João. Com receptivo para turistas, salas de reunião, espaço para convenções e capacidade para cerca de 600 pessoas, o centro será um divisor de águas na atividade turística local, transformando a economia da localidade, de acordo com as expectativas do prefeito Marcelo Oliveira.

O gestor municipal explica que o CAT de Imbassaí é resultado de um convênio de R$ 2,5 milhões, entre o Governo do Estado e o Ministério do Turismo, assinado em 2007. Segundo ele, o projeto não havia saído do papel porque, na época, o governo estadual fez um anteprojeto, cuja estimativa de custo era cerca de quatro vezes o recurso disponível. Dada a inviabilidade financeira, o projeto ficou engavetado pela SETUR (Secretaria de Turismo do Estado) e pela CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), autarquia encarregada de executar a obra.

“O Ministério do Turismo transferiu o recurso integralmente para a SETUR, em 2007, e esse dinheiro está aplicado desde então. No ano passado, por sugestão do então secretario municipal de Cultura e Turismo e, hoje, vereador Alexandre Rossi, pedimos aos empreendedores do Condomínio Ykutiba, em Imbassaí, que, em contrapartida à aprovação das suas licenças e alvarás, elaborassem um projeto arquitetônico viável para o CAT Imbassaí”, relatou o prefeito.

Ainda conforme o gestor, a prefeitura providenciou também os projetos complementares (fundações, estruturas, instalações elétricas, hidrossanitárias, etc.), bem como o orçamento da obra que, em 2018,  ficou inferior ao valor original do convênio de 2007, de R$ 2,5 milhões. “Agradeço aqui a sensibilidade dos secretários estaduais da SETUR e da SEINFRA, Fausto Franco e Marcus Cavalcante, respectivamente. Eles entenderam a importância deste equipamento e o quanto ele vai melhorar a economia de toda a região do Litoral Norte da Bahia”, celebrou Marcelo Oliveira.

Veja também

Mais 139 médicos são convocados para atuar na rede municipal de saúde

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta última terça-feira (8), a convocação de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!