sexta-feira 3 de maio de 2024
Imagem: Pix/Reprodução
Home / CURIOSIDADES / Governo dos EUA confirma: um objeto interestelar caiu na Terra
quinta-feira 14 de abril de 2022 às 08:26h

Governo dos EUA confirma: um objeto interestelar caiu na Terra

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


Relatório antes secreto confirmou suspeitas de cientistas, de que objeto de fora do Sistema Solar caiu no Oceano Pacífico em 2014

Um objeto interestelar caiu na Terra, em 8 de janeiro de 2014, no Oceano Pacífico. O feito histórico antes era um boato investigado por cientistas, mas foi finalmente confirmado pelo Pentágono, o alto-comando militar dos Estados Unidos, em um memorando oficial.

O relatório do Comando Espacial, anteriormente secreto, registrou uma bola de fogo na costa de Papua-Nova Guiné. O impacto provavelmente espalhou outros detritos na região, segundo o registro.

O impacto marca a primeira queda de um objeto de fora do Sistema Solar no planeta. Retroativamente, é também o primeiro objeto do tipo a passar pelo nosso sistema planetário — antes do registradíssimo Oumuamua, visto no final de 2017.

O objeto tinha cerca de 0,45 m e viajou até o planeta a 210.000 km/h. A hipótese de que o impacto fora causado por um objeto interestelar não é inédita, e já fora investigada por dois pesquisadores de Harvard — que publicaram um artigo sobre a possibilidade em 2019.

“Uma coisa que vou verificar (…) é se é possível vasculhar o fundo do oceano na costa de Papua Nova Guiné e ver se conseguimos algum fragmento [do objeto]”, disse Amir Siraj, pesquisador de Harvard e um dos autores do estudo, em entrevista ao site Vice.

Apesar da esperança, ele reconhece que procurar pedaços pequenos de material rochoso no fundo do oceano não é das tarefas mais fáceis.

O estudo de Siraj e do orientador dele, Avi Loeb, ainda não foi revisado cientificamente porque a descoberta estava cercada da burocracia e dos segredo do alto escalão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Com o tweet que confirma a descoberta, o caminho está aberto para a revisão do artigo da dupla.

Avi Loeb, por sua vez, deve ir mais longe nos estudos de objetos do tipo. Ele é um pesquisador de óvnis da universidade e já disse que alienígenas visitaram nosso sistema solar no Omuamua. Relembre os detalhes da declaração abaixo!

Avi Loeb – Foto: Reprodução

Este é Avi Loeb, um professor de Harvard que defende a tese que nosso primeiro contato com alienígenas aconteceu em 2017, mas não da forma que esperávamos. Segundo ele, nós observamos lixo espacial de outra civilização, principalmente o famoso objeto espacial Oumuamua.

Loeb é presidente do Departamento de Astronomia da prestigiosa universidade e no momento divulga o livro Extraterrestrial: The First Sign of Intelligent Life Beyond Earth, que será publicado no próximo dia 26.

Segundo ele, o Oumuamua não era um pedaço de rocha espacial qualquer, mas lixo de tecnologia alienígena.

O objeto passou perto da Terra em outubro de 2017 e foi objeto de intensa especulação.

Na comunidade científica ele foi considerado o primeiro objeto interestelar detectado, por não estar sob influência direta da gravidade do Sol.

Veja também

Tribunal pagou salários de mais de R$ 1 milhão a cada um dos 46 juízes em fevereiro

Em meio à polêmica da PEC do Quinquênio dos juízes e procuradores – proposta que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas