Uma reunião entre o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Sérgio Brito, e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Fonseca, assegurou a renovação do convênio que vai garantir a conclusão do sistema de esgotamento sanitário do município de Macaúbas, na região centro-sul da Bahia. O encontro foi realizado esta quinta-feira (23), em Brasília, na sede da entidade, que é vinculada ao Ministério da Saúde.
Com a renovação do convênio com a Funasa em mais 18 meses, o Governo do Estado, por meio da Sedur/Conder, poderá licitar e emitir ordem de serviço para a retomada das obras. “Essa é uma obra de saneamento de suma importância para a cidade, que vai melhorar as condições do meio ambiente e saúde da cidade. Ficamos muito felizes de poder retomá-la, a partir do entendimento do presidente Ronaldo Fonseca diante do nosso empenho e especialmente das necessidades do povo de Macaúbas”, destacou Brito.
O laudo técnico da Funasa atentou para a necessidade da conclusão da obra devido à situação atual, com a continuidade dos despejos dos esgotos sem tratamento no município, o que tem causado impacto no meio ambiente e causando riscos para a saúde da população. A Funasa ainda ressaltou o interesse e empenho da Sedur para a retomada das obras.