Mais de 69 quilômetros de rodovias baianas vão passar por pavimentação ou restauração. Os avisos de licitação das obras foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta última quinta-feira (12). O investimento total previsto é de R$ 45,9 milhões.
Os serviços serão realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em sete diferentes regiões. Os envelopes com as propostas das empresas interessadas estão previstos para serem abertos no mês de dezembro.
A BA-160, que liga o distrito de Quixaba, em Morpará, até o entroncamento da BR-242, será pavimentada nos 35,6 quilômetros da região do Velho Chico. No Sertão Produtivo, outro trecho da BA-160, entre Iuiú e Pindorama, passará por obra restauração em 18 quilômetros. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o acesso a nova Dias D’Ávila até a Cidade Santa, em Biribeira, será recuperado em 6,1 quilômetros.
Os acessos ao Conjunto Penitenciário de Jequié, na BR-330, e ao distrito de Baixinha, em Taperóa, também passarão por serviços de pavimentação. Os trechos de 3,7 quilômetros e de 2,6 quilômetros estão localizados nas regiões do Médio Rio de Contas e do Baixo Sul baiano, respectivamente. A Travessia Urbana de Uauá, no Sertão do São Francisco, será pavimentada em pista dupla em 1,5 quilômetro. Na Chapada Diamantina, a rodovia de acesso ao distrito de Icó, em Morro do Chapéu, vai ser recuperada em 1,6 quilômetro.
Além dessas, importantes obras serão iniciadas em breve pela Seinfra em diversas regiões da Bahia. “Hoje assinamos o contrato para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Temos a previsão de começar a restauração da BA-290, que liga Itanhém a Teixeira de Freitas, passando por Medeiros Neto, em dezembro e estamos contratando a empresa que será responsável por recuperar a BA-131, do entroncamento da BR-407 até o entroncamento da BR-324, que passa por Saúde e Caém”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.