Após reunião no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta última segunda-feira (29), os governadores do Nordeste pedem a “imediata liberação” de R$ 1,1 bilhão do Fundo Nacional de Segurança Pública. Chefe do Executivo baiano, Rui Costa (PT) disse que a necessidade do montante já foi reiterada pelos secretários de segurança nos fóruns específicos, pois o recurso está contingenciado no orçamento da União.
“Como a sociedade brasileira, os governadores do Nordeste também consideram que é urgente o item segurança pública e, portanto, esse dinheiro, na nossa opinião, não pode ficar parado lá sem uso. (…) Já que constitui um Fundo Nacional, que esses recursos sejam distribuídos aos estados”, defende Rui.
Ao falar sobre o encontro, o governador adiantou que a próxima reunião será em Teresina, no Piauí. Algumas das medidas a serem definidas até lá são o plano de ação de conectividade para integrar internet e banda larga e a ampliação do compartilhamento de dados no âmbito de áreas como saúde e educação.