domingo 24 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Gleisi, do PT, admite que deve ser candidata ao Senado se Moro for cassado
domingo 7 de abril de 2024 às 09:07h

Gleisi, do PT, admite que deve ser candidata ao Senado se Moro for cassado

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, avalia abandonar a Câmara dos Deputados para disputar o Senado Federal se a Justiça Eleitoral decidir pela cassação da chapa do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e a realização de um novo pleito no Paraná. “Se tiver eleições nessa vacância da cassação de Sergio Moro, o PT apresentará candidatura, sim. Meu nome é um dos que estão colocados”, afirmou à Lara Alves, do portal Itatiaia. “Mas, temos que discutir internamente com o partido e com os aliados para decidir a melhor estratégia”, completou.

O PT é um dos autores da ação conjunta que tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e sugere a cassação da chapa de Moro e a inelegibilidade do político pelo período de oito anos. O outro autor é o PL. Os partidos acusam o senador de abuso de poder econômico na disputa eleitoral passada.

O julgamento deve ser concluído nesta segunda-feira (8), segundo previsão do TRE. Se os desembargadores eleitorais decidirem pela cassação, Moro ainda poderá permanecer no cargo enquanto recorre à própria corte e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O júri está suspenso desde quarta-feira (3) graças a um pedido de vista da desembargadora eleitoral Claudia Cristina Cristofani. A sessão foi encerrada com placar empatado: o relator Luciano Falavinhas votou na segunda-feira (1º) contra a cassação de Moro; na contramão, o desembargador José Rodrigo Sade abriu divergência e se manifestou a favor da cassação da chapa e da inelegibilidade do político.

Outros quatro desembargadores ainda manifestarão seus votos na segunda-feira (8), data prevista para a conclusão do julgamento. O presidente da Corte, Sigurd Roberto Bengtsson, só se manifestará se houver empate.

Veja também

Ministro da Agricultura apoia produtores de carne contra o Carrefour

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, declarou apoio ao movimento de associações …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!