sábado 27 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Futuro chanceler destituirá todos os subsecretários do Itamaraty, dizem fontes
domingo 23 de dezembro de 2018 às 09:01h

Futuro chanceler destituirá todos os subsecretários do Itamaraty, dizem fontes

DESTAQUE, POLÍTICA


O futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, avisou aos subsecretários da pasta que eles serão destituídos de seus postos no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, uma ação atípica na tradição do Itamaraty, disseram duas fontes.

A notícia foi levada aos nove embaixadores que chefiam as subsecretarias do ministério por Otávio Brandelli, braço direito de Araújo e que deve assumir a Secretaria-Geral do Itamaraty em 2019, acrescentaram as fontes.

Os chefes das subsecretarias são funcionários seniores da carreira diplomática, e normalmente se aguarda que encerrem seu período no posto naturalmente para então serem substituídos por um novo diplomata dentre aqueles mais graduados e com mais tempo de casa.

Segundo as fontes, o plano do novo chanceler envolve a redução do número de subsecretarias de nove para quatro ou cinco. Esses postos são abaixo apenas do chanceler e do secretário-geral, e têm a coordenação de temas como negociações econômicas e assuntos consulares, além dos que tratam da relação do Brasil com regiões, como América do Sul e Caribe.

De acordo com as fontes, Araújo deve indicar para as subsecretárias que restarem embaixadores menos graduados, com o mesmo grau de carreira que ele próprio.

Há ainda uma preocupação com a alocação dos embaixadores do chamado “quadro especial”. Pelo menos dois desses que já voltaram do exterior —um deles ex-secretário-geral—, inicialmente indicados para as subsecretárias, agora estão sem nova designação.

Procurados, o Ministério de Relações Exteriores e a equipe de transição não responderam de imediato a questionamentos sobre as destituições dos subsecretários.

Veja também

Deputada do PT é escolhida para relatar cassação de Chiquinho Brazão; saiba quem é

A deputada federal Jack Rocha (PT-ES) foi escolhida como relatora do pedido de cassação do deputado Chiquinho Brazão (sem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas