sábado 27 de abril de 2024
Sérgio Moro, Ciro Nogueira e Carla Zambelli — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Home / NOTÍCIAS / Fuga em presídio federal de Mossoró gera críticas de bolsonaristas e opositores de Lula: ‘Gravíssimo’
quinta-feira 15 de fevereiro de 2024 às 06:58h

Fuga em presídio federal de Mossoró gera críticas de bolsonaristas e opositores de Lula: ‘Gravíssimo’

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, vem repercutindo nas redes sociais de bolsonaristas e rivais políticos do presidente Lula da Silva (PT). Um dos principais nomes da oposição no Senado, o presidente do PP, Ciro Nogueira, afirmou em seu perfil no X (antigo Twitter) que o presidente “está do outro lado do planeta” enquanto “o descaso com a segurança pública do governo do PT passa de todos os limites.”

— As penitenciárias federais viraram peneiras! Socorro! Cuidem do Brasil! — disse o ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro. Segundo ele, Lula está tentando apitar “na segurança do mundo”.

O senador, ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (União-PR) pediu esclarecimentos ao Governo Federal:

— Desde 2006, quando foi inaugurada a primeira unidade, em Catanduvas/PR, nunca tinha havido uma fuga de presídio federal.

Uma das mais próximas aliadas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ressaltou que os dois fugitivos teriam ligação com o Comando Vermelho, mesma facção de Fernandinho Beira-Mar, também preso na unidade de Mossoró.

— Gravíssimo! Brasil sob Lula registra a primeira fuga na história do Sistema Penitenciário Federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima administrados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública de Lula — publicou a deputada.

Os presos fugiram na manhã desta quarta-feira. Os foragidos foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ambos naturais do Acre. A dupla teria fugido durante o banho de sol, por uma abertura no teto da cela. Deibson, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”, aparece em 34 processos na Justiça do Acre. Ele responde por crimes como formação de quadrilha, tráfico de drogas e roubo. Rogério responde processos pelos crimes de homicídio qualificado, roubo e violência doméstica.

Deputados criticam governo por fuga

Após a fuga dos detentos do presídio federal, deputados federais — membros da Comissão de Segurança Pública — também criticaram o governo pelo fato.

— Isso é um reflexo da política desastrosa de segurança pública que o governo Lula adota. Nunca houve na história nenhuma fuga em presídio federal, mas Lula e Dino conseguiram essa proeza — reagiu o Sargento Gonçalves (PL-RN).

Na mesma linha, o deputado Coronel Telhada (PP-SP) também criticou a fuga.

— Esse é o resultado quando se tem um governo que quer tratar bandido como “coitadinho”. Está mais claro do que nunca que essa fuga em Mossoró evidencia que Lula não se importa com o cidadão de bem — afirmou Telhada.

Quem também comentou o fato foi o deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ).

— Entrou para a história negativamente. Esses dois marginais da lei deveriam ser condenados no mínimo à prisão perpétua, já que está claro que não serão ressocializados nunca. Estaremos aguardando o comparecimento do novo ministro da Justiça e Segurança Pública para uma reunião — declarou Portugal.

Veja também

Deputada do PT é escolhida para relatar cassação de Chiquinho Brazão; saiba quem é

A deputada federal Jack Rocha (PT-ES) foi escolhida como relatora do pedido de cassação do deputado Chiquinho Brazão (sem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas