Otávio Henrique Menezes de Noronha, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e filho de João Otávio de Noronha, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acabou picado por um escorpião em Brasília e precisou ser avaliado em um hospital privado da capital. Sem gravidade, ele acabou recebendo alta horas depois para continuar o acompanhamento com um médico da família.
Advogado, com 38 anos, Otávio deu entrada no começo da tarde. Ele relatou ter sido picado por um escorpião e passou por exames. Como acontece em casos leves, os médicos não identificaram necessidade de aplicação do soro antiescorpiônico, que só é disponibilizado na rede pública.
Advogado mineiro, Otávio Noronha iniciou a carreira no STJD como auditor, em 2012. Em 2020, foi eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, cargo hoje ocupado por José Perdiz de Jesus.
Escorpião
O escorpião é responsável pela maioria dos acidentes com animais peçonhentos no Distrito Federal, segundo a Secretaria de Saúde. A picada é mais grave em crianças e idosos.
A orientação médica é buscar atendimento hospitalar em caso de picada. Caso necessário, o soro contra o veneno do escorpião está disponível em dez hospitais regionais do DF e no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).
O antídoto escorpiônico é administrado nos pacientes com quadros de saúde considerados graves e moderados, conforme avaliação médica.