sexta-feira 13 de dezembro de 2024
Estrutura atual da Fiat em Betim, Minas Gerais - Arquivo
Home / ARTIGO / Fiat tinha sistema de espionagem e sala exclusiva para interrogar funcionários na ditadura
sábado 17 de junho de 2023 às 19:28h

Fiat tinha sistema de espionagem e sala exclusiva para interrogar funcionários na ditadura

ARTIGO, NOTÍCIAS


A Fiat Automóveis S.A. consolidou-se no mercado automobilístico brasileiro nos anos 1980 recebendo benefícios financeiros e isenções fiscais sem precedentes da ditadura militar. Em contrapartida, segundo reportagem de Vasconcelo Quadros, da Agência Pública, a Fiat abriu as portas para a espionagem, violação a direitos civis e repressão política no período mais agudo dos anos de chumbo, como diz a publicação.

A conclusão é da pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), obtida com exclusividade pela Agência Pública, que faz parte do projeto “A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a ditadura”. O levantamento envolveu 55 pesquisadores e foi conduzido pelo Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (Caaf/Unifesp), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

De acordo com os documentos, a montadora italiana e suas consorciadas empregaram por muitos anos um ex-guerrilheiro infiltrado na esquerda cuja traição ajudou a ditadura a destruir a Ação Libertadora Nacional (ALN), uma organização de luta armada que enfrentava o regime. José Silva Tavares, conhecido como Severino ou Vitor, não era um militante qualquer: tinha feito treinamento em Cuba como quadro enviado pela ALN e conhecia por dentro a estrutura e os segredos da esquerda armada. Preso em setembro de 1970 em Belém (PA), foi cooptado pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury e por agentes do Centro de Informações da Marinha (Cenimar), com quem fez um acordo para delatar companheiros, que acabaram presos.

Veja também

Bruno Reis reúne mais de 2 mil servidores e celebra encontro de lideranças

Mais de 2 mil servidores da Prefeitura de Salvador participaram, nesta quinta-feira (12), do 1º …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!