domingo 5 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Federação entre PSB e PDT pode ter “fiel da balança” na Bahia; entenda arrumação
quinta-feira 16 de março de 2023 às 06:49h

Federação entre PSB e PDT pode ter “fiel da balança” na Bahia; entenda arrumação

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A iminente federação entre o PSB e o PDT pode sofrer algumas resistências na Bahia, mas, apesar da situação, a equação pode ter segundo Maurício Leiro, do portal Bahia Notícias, um “fiel da balança”. Interlocutores de ambas as legendas têm apontado, segundo publicação, que o deputado federal Leo Prates (PDT) pode ser o ponto de desequilíbrio na disputa entre os partidos.

O processo de federação deve ocorrer em um cenário dividido. Apesar disso, a conta repassada ao BN por interlocutores das legendas é de que os partidos possuem “três figuras” centrais, sendo elas os deputados federais e presidentes estaduais Lídice da Mata (PSB) e Félix Mendonça (PDT), além de Leo.

Prates então poderia “pender” a disputa para um dos dois lados, caso o comando da federação e do destino do arranjo partidário ficasse mais disputado. Nos bastidores dos grupos políticos se comenta sobre o desejo de, tanto Félix, como Lídice, assumir o comando.

Dentro do PDT, segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, existe uma clara disputa entre Félix e Leo. A briga por espaço entre os federais teria começado após o resultado das eleições e se estendido para alguns municípios do estado, incluindo as decisões sobre o futuro de Lauro de Freitas.

Leo sinalizou em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, da Salvador FM 92,3, que os partidos possuem ideologia próxima, mas pregou cautela no movimento. “Então essas questões vão ter que ser debatidas de estado em estado, mas para a gente casar a gente noiva antes. O primeiro passo é a formação do bloco parlamentar aqui na Câmara e no Senado”, afirmou Léo Prates.

O deputado também comentou ser favorável a uma possível fusão entre os partidos no futuro, visando diminuir a quantidade de siglas no país.

Já Lídice, no mesmo programa de rádio, indicou ser favorável a unificação das duas siglas, e citou Leo como um dos exemplos de “distanciamento” entre os partidos. “O próprio deputado comentou das dificuldades aqui. Digo o próprio porque ele talvez seja a pessoa com o mandato mais distante de uma unificação entre PSB e PDT. Temos uma boa relação, mas objetificante ele se coloca em um ponto de vista político e eleitoral que é totalmente divergente do meu”, disse.

Veja também

Ministros Silvio Almeida e Rui Costa entram em conflito

Evidenciado no debate sobre a recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, que investiga …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas