domingo 28 de abril de 2024
Home / CURIOSIDADES / Falta menos de um mês para impacto da espaçonave da NASA em um asteroide
sábado 27 de agosto de 2022 às 19:35h

Falta menos de um mês para impacto da espaçonave da NASA em um asteroide

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


Gerenciado pelo Johns Hopkins Applied Physics Laboratory (APL) em Maryland, nos Estados Unidos, para a NASA, a missão Double Asteroid Redirection Test ( DART ) é o primeiro teste de defesa planetária.

Em 26 de setembro às 20h14 de Brasília, a espaçonave DART colidirá com o asteroide Dimorphos a aproximadamente 24.000 km/h em uma tentativa de alterar a trajetória do corpo celeste em torno de um asteroide maior chamado Didymos.

NASA's Double Asteroid Redirection Test (DART): Hitting an Asteroid Head On

Embora o Dimorphos não esteja em rota de colisão com a Terra, a missão é um teste para ver se a “tecnologia de impacto cinético” funcionaria para desviar quaisquer asteroides potenciais ligados à Terra.

A missão foi lançada em um foguete SpaceX Falcon 9 em 24 de novembro de 2021. Desde então, o DART viajou cerca de 11 milhões de quilômetros até o sistema de asteroides binário Didymos. Didymos é o maior asteroide com 780 metros de diâmetro, enquanto Dimorphos é o menor asteroide “moonlet” com 160 m de diâmetro. Para comparação, o asteroide que explodiu poderosamente sobre Chelyabinsk na Rússia, em 2013, tinha 18 metros de diâmetro.

A escolha de direcionar um sistema binário foi intencional. Como os dois asteróides giram em torno um do outro – e ambos podem ser observados por telescópios baseados na Terra – poderemos ver rapidamente se o impacto da espaçonave DART mudou a órbita de Dimorphos.

O público poderá ver a cobertura ao vivo do impacto na TV da NASA, no site da NASA e nas páginas de mídia social da NASA a partir das 19 de Brasília em 26 de setembro.

No entanto, não espere ver um vídeo ao vivo o impacto em si. Embora o DART esteja equipado com a câmera Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation (DRACO), esse instrumento é usado para navegar de forma autônoma a espaçonave para Dimorphos, bem como fotografar a superfície do asteroide à medida que o DART se aproxima. Mas o impacto cortará a alimentação de dados da câmera quando ela destruir a espaçonave.

No entanto, a missão inclui o Light Italian CubeSat for Imaging of Asteroids (LICIACube) da Agência Espacial Italiana para o passeio. Antes do impacto, o DART abandonará o LICIACube, que voará mais lentamente por Dimorphos para fotografar o impacto e seu, bem, impacto no sistema binário Didymos.

Em cerca de quatro anos, no entanto, a missão Hera da Agência Espacial Européia se reunirá com Didymos e Dimorphos para estudar em detalhes o impacto do DART.

Mas isso ainda é um longo caminho pela estrada. Por enquanto, estaremos apenas nos preparando para o impacto do próximo mês.

Veja também

Tornado atinge o Rio Grande do Sul

A notícia foi publicada pela agência meteorológica MetSul, com os detalhes sobre a ocorrência e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas