sexta-feira 3 de maio de 2024
Foto: Reprodução/Jornal Folha de MG
Home / JUSTIÇA / ‘Falso cônsul ganha milhões com esquema, mas gasta como louco’, diz diálogo interceptado pela PF
domingo 22 de dezembro de 2019 às 06:23h

‘Falso cônsul ganha milhões com esquema, mas gasta como louco’, diz diálogo interceptado pela PF

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Na decisão do ministro Og Fernandes, há a transcrição de um diálogo interceptado pela PF no qual João Carlos Novaes e um homem não identificado conversam sobre atrasos de repasses por parte de Adailton Maturino e gastos milionários do falso cônsul. “Secou lá a fonte, meu amigo. Seu Adailton tá devendo, p*”, diz Novaes ao interlocutor, citado pela sigla HNI conforme publicou a coluna Satélite do jornal Correio.

“A gente recebe, cada um, R$ 30 mil por mês; sete meses, fora o grande que ele me repassava”, completa o advogado, após dizer que Maturino “é inteligente pra ganhar dinheiro e louco na hora de gastar”.

A Unidade de Inteligência Financeira (UIF), nome do antigo Coaf, detectou movimentações suspeitas de cerca de R$ 29 milhões atribuídas ao advogado João Carlos Novaes, um dos alvos da quarta fase da Operação Faroeste, deflagrada anteontem pela Polícia Federal (PF).

A informação consta na decisão em que o ministro Og Fernandes, relator da Faroeste no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e que estes milhões de reais estariam ligados ao falso cônsul de Guiné-Bissau Adailton Maturino que morava em Vilas do Atântico em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Maturino é apontado como mentor do esquema de grilagem no Oeste da Bahia por meio da suposta venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Em sua manifestação, o relator da Faroeste no STJ destaca o surgimento de “vários indícios” da atuação de Novaes junto “à organização criminosa” e a ligação dele com Maturino, “para quem realizava uma gama vultosa de compra de bens, o que indica uma estratégia clássica de lavagem de dinheiro”.

Veja também

Lula bate recorde em liberação de emendas em um único dia; 60% da verba da Saúde já é do Congresso

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destinou mais de 60% do orçamento do Ministério …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas