quarta-feira 15 de maio de 2024
Foto: Lucas Moura / Secom PMS
Home / NOTÍCIAS / Evento da Prefeitura e da Defensoria Pública debate direitos das pessoas com TEA em Salvador
terça-feira 12 de setembro de 2023 às 15:12h

Evento da Prefeitura e da Defensoria Pública debate direitos das pessoas com TEA em Salvador

NOTÍCIAS


Os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram debatidos em evento realizado na segunda-feira (11) na sede da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), no Comércio. Foram abordadas no encontro questões relacionadas a terapias, habilidades e potencialidades, além de direitos previdenciários.

A atividade foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador, através da Sempre, com a Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-BA). O evento ocorreu em alusão à campanha nacional Setembro Verde, que busca avançar na inclusão de pessoas com deficiência.

A diretora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, destacou que a ideia do evento é promover o respeito ao direito da informação. “Isto para que as mães e as pessoas que são autistas possam conhecer seus direitos, os papéis da Defensoria Pública e da Prefeitura. Temos buscado abrir um diálogo grande com o público para que a população entenda que estamos para fazer a política pública de maneira ampla para todas as pessoas que estejam dentro do espectro”, detalhou.

A defensora pública e vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-BA), Melisa Teixeira, reforçou a importância da parceria que visa alcançar as famílias soteropolitanas que possuem membros com o espectro autista. “Este é o momento de esclarecer dúvidas, esclarecer situações, para que as pessoas se empoderem de informações sobre como tratar e encaminhar as situações dos seus familiares na condição de cuidador e responsável”, afirmou.

Participaram ainda do evento a defensora pública titular da 1ª DP de Proteção aos Direitos Humanos da capital, Cláudia Ferraz, e o advogado previdenciário e ativista Cleudes Freitas.

O titular da Sempre, Junior Magalhães, falou sobre os frutos positivos da parceria entre os entes públicos na promoção de direitos. “É importante este estreitamento da relação da Sempre com a Defensoria Pública, órgão que tem uma pauta muito forte na defesa das pessoas com deficiência. O diagnóstico tem possibilitado uma crescente nos números de pessoas com TEA e precisamos facilitar o acesso das políticas públicas para atender aos autistas e seus familiares”, finalizou.

Promoção de direitos – Salvador é o primeiro município da Bahia a disponibilizar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O objetivo da carteira é facilitar o acesso das pessoas com TEA a espaços públicos e privados na cidade, além de funcionar como um censo. Com isso, será possível obter dados relevantes como o número de pessoas com autismo na cidade, gênero, raça, idade e localização geográfica. Esses dados servirão para que a gestão municipal possa avançar com políticas públicas mais direcionadas e eficazes para este segmento da população.

Veja também

Em entrevista, governador do RS insinua que doações de outros estados prejudicam comércio local

Em meio às enchentes que já afetaram 446 municípios, deixando 149 mortos e 538.245 desalojados …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas