quarta-feira 8 de maio de 2024
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Arquivo
Home / ELEIÇÕES 2022 / Entenda por que 8 cidades elegerão novos prefeitos neste domingo de votação
sexta-feira 28 de outubro de 2022 às 08:32h

Entenda por que 8 cidades elegerão novos prefeitos neste domingo de votação

ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


Enquanto todo o país se prepara para decidir as eleições presidenciais no domingo, oito municípios vão escolher também seus novos prefeitos. Conhecida como “eleição suplementar”, o pleito fora de época acontece após a Justiça Eleitoral cassar mandatos e registros de alguns dos prefeitos eleitos em 2020.

Pela primeira vez eleições suplementares acontecem no mesmo dia da eleição geral –o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou essa decisão para aproveitar a logística já disponível para o segundo turno e baratear custos.

Nesses municípios, além de votar para presidente e governador, os eleitores escolherão também seus prefeitos.

Diferente das disputas por governos estaduais e pela presidência, os prefeitos eleitos no próximo domingo assumem quase que imediatamente seus cargos e governam até 2024.

Entenda caso a caso abaixo:

Pernambuco

Pesqueira

A cidade no agreste pernambucano teve o prefeito Marquinhos Xukuru (Republicanos) retirado do cargo após decisão da Justiça Eleitoral que o considerou inelegível por conta da lei Ficha Limpa. Xukuru foi condenado por um incêndio a uma propriedade privada acontecido em 2003.

A nova eleição é entre os candidatos Bal de Mimoso (Republicanos), que assumiu a prefeitura interinamente, e Doutor Peixoto (MDB). O município tem 50 mil eleitores, que votarão também para presidente e governador.

Joaquim Nabuco

Com pouco mais de 13 mil eleitores, o município da Mata Sul do estado voltará a escolher seu prefeito após a chapa vencedora em 2020 ter sido cassada pelo TRE. Prefeito e vice-prefeito, Antônio Raimundo Barreto Neto (PTB) e Eraldo de Melo Veloso (MDB), foram condenados por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico em maio deste ano.

Vídeos divulgados em redes sociais mostravam o vice-prefeito eleito jogando dinheiro para eleitores após a apuração dos votos. A nova eleição é disputada por Charles Batista de Melo (Solidariedade) e Lírio Júnior (PSB). Os eleitores da cidade também votarão para governador e presidente.

Rio Grande do Sul

Cachoeirinha

A cidade de 132 mil habitantes na região metropolitana de Porto Alegre teve a chapa do prefeito eleito em 2020, Miki Breier (PSB), cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RS) por abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral.

No novo pleito, a prefeitura é disputada por três candidatos: Cristian Rosa (MDB), David Almansa (PT) e Doutor Rubinho (União Brasil). Os eleitores da cidade também votarão para governador e presidente.

Cerro Grande

O município com pouco mais de 2,5 mil eleitores também teve prefeito e vice-prefeita cassados pelo TRE, por acusação de compra de votos e coerção de eleitores. Vlamor José Capeletti e Gláucia Regina Brocco, ambos do PP, também foram condenados a pagar multa de R$ 53.205.

Dois candidatos disputam as eleições suplementares no município: Alvaro Decarli (PP) e Gilmar Benedette (PDT). Os eleitores da cidade também votarão para governador e presidente.

Entre Rios do Sul

Com menos de três mil habitantes, o município no norte do estado terá novas eleições após os diplomas de prefeito e vice eleitos em 2020 serem cassados. Jairo Paulo Leyter e Auri Luiz Vassoler, ambos do MDB, perderam o mandato após a Justiça Eleitoral entender que houve abuso de poder político e econômico após liberação de novo auxílio habitação durante o período eleitoral.

Por consenso, a nova eleição terá apenas uma chapa, capitaneada por Irson Milani (PT). Os eleitores da cidade também votarão para governador e presidente.

Rondônia

Vilhena 

Os mais de 65 mil eleitores da cidade de Vilhena voltam às urnas no domingo para escolher presidente, governador e prefeito. A eleição suplementar no município acontece após prefeito e vice eleitos em 2020 terem tido seus mandatos cassados.

Eduardo Japonês e Patrícia da Glória, ambos do PV, foram condenados por abuso de poder político e práticas vedadas a agentes públicos – entre os indícios, estava o uso de redes sociais da prefeitura para fazer campanha para o candidato.

São três candidatos no novo pleito: Delegado Flori (Podemos), Gilmar da Farmácia (PSC) e Rosani Donadon (PSD). Os eleitores da cidade também votarão para governador e presidente.

Santa Catarina

Canoinhas

Com mais de 42 mil eleitores, Canoinhas vai escolher seu prefeito no próximo domingo. O novo pleito acontece devido às prisões do prefeito Beto Passos (PSD) e o vice, Renato Pike (PL), acusados de fraudes e corrupção em serviços prestados ao poder público. Enquanto Passos renunciou dias após ser preso, Pike foi cassado pela Câmara de Vereadores da cidade.

A eleição suplementar no município chegou a ser suspensa após uma liminar a favor do PSB ser deferida por um ministro do TSE, mas foi confirmada na última terça (25) pelo Tribunal.

Quatro candidatos disputam a prefeitura da cidade: Andrey Juliano Watzko (PT), Juliana Maciel (PSDB), Willian Godoy (PSD) e Wilson Pereira (MDB). Os eleitores da cidade também votarão para governador e presidente.

São Paulo

Pinhalzinho 

Pinhalzinho é a única cidade paulista a ter eleição suplementar em 2022. Os 11 mil eleitores do município localizado a 110 km da capital voltam às urnas para escolher seu prefeito após o eleito em 2020, Tião Zanardi (PSC), ter tido seu registro indeferido em razão da Lei da Ficha Limpa. Em casos como esse, é cassada a chapa toda.

A eleição suplementar é disputada por quatro candidatos: Beatriz Ribeiro de Almeida Zanardi (PSC), Paulo Rogerio Pereira (PSDB), Milton Sanches Fuzeto (Republicanos) e Lauro Victor Moreira de Lima (União Brasil). Os eleitores da cidade também votarão para governador e presidente.

Veja também

Rio Guaíba pode levar mais de 30 dias para voltar ao nível normal, se não chover muito

Projeções de cientistas da UFRGS mostram cheia duradoura do Guaíba nas próximas semanas. Na enchente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas