quarta-feira 19 de junho de 2024
Foto: Getty Images
Home / DESTAQUE / Elon Musk planeja construir o maior supercomputador da história
domingo 26 de maio de 2024 às 07:15h

Elon Musk planeja construir o maior supercomputador da história

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O magnata da tecnologia Elon Musk disse a investidores que tem planos de construir um supercomputador para apoiar o desenvolvimento de sua empresa de Inteligência Artificial (IA), xAI, informou um site especializado neste último sábado (25).

Musk quer que a “gigafábrica de computação”, como denominou esta máquina, entre em operação no outono (boreal) de 2025 com mais de 100.000 chips Nvidia integrados, e “ele mesmo se encarregará pessoalmente de entregá-la a tempo”, segundo o site The Information.

O supercomputador seria “pelo menos quatro vezes maior que os maiores dispositivos de clusters GPU (Unidade de Processamento Gráfico) que existem na atualidade”, como os usados pela Meta para treinar seus modelos de IA, disse Musk em uma apresentação a investidores.

Em 2022, o ChatGPT – a ferramenta inovadora de inteligência artificial da OpenAI – chegou ao mercado, gerando forte concorrência entre gigantes da tecnologia, como Microsoft e Google, assim como entre filiais da Meta ou empresas emergentes, como Anthropic e Stability AI.

Musk é um dos poucos investidores no mundo com capital suficiente para competir com OpenAI, Google e Meta nesta área.

A xAI está desenvolvendo um robô conversacional chamado Grok, capaz de acessar em tempo real a plataforma X, antigo Twitter, também de propriedade de Musk.

O milionário foi cofundador da OpenAI em 2015 e em 2018 deixou a empresa. Em março, apresentou um processo contra a companhia, acusando-a de descumprir sua missão original sem fins lucrativos de pôr a pesquisa sobre IA ao alcance de todos.

Veja também

Lula defende criar um ‘estatuto do bom comportamento para o homem’

O presidente da República, Lula da Silva (PT), defendeu a criação de um “estatuto do bom …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!