segunda-feira 6 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Elmar Nascimento encontra Temer e busca apoio do MDB para presidir a Câmara dos Deputados
segunda-feira 1 de abril de 2024 às 06:01h

Elmar Nascimento encontra Temer e busca apoio do MDB para presidir a Câmara dos Deputados

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Um dos favoritos na disputa pela presidência da Câmara, o deputado federal pela Bahia, Elmar Nascimento (União Brasil) tem atuado segundo Raphael Di Cunto, do jornal Valor, para se aproximar de líderes do MDB e obter apoio do partido – um dos principais da base governista – para sua candidatura. Nascimento viajou recentemente a São Paulo para se reunir com o ex-presidente Michel Temer e ao Pará, onde se encontrou com o governador Helder Barbalho.

O movimento, contudo, causou reação negativa no partido, pelo menos num primeiro momento. Líder da bancada do MDB na Câmara, e um dos cotados para concorrer à presidência da Casa, o deputado Isnaldo Bulhões (AL) refutou a aproximação. “O MDB terá candidato próprio”, respondeu ao Valor. O ex-presidente do Senado e atual deputado Eunício Oliveira (CE) também tenta se viabilizar, mas tem menos apoio na bancada.

A eleição ocorrerá apenas em 1º de fevereiro de 2025, mas já mobiliza os bastidores da Câmara. O Valor apurou que o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), procurou os principais candidatos após a volta do recesso parlamentar para reforçar que não quer uma antecipação da disputa, para não esvaziar seu último ano de mandato. Lira também garantiu nessas conversas que ainda não escolheu o seu candidato, apesar dos rumores de favoritismo de Nascimento pela proximidade com ele, e que todos na sua base de apoio têm chances, mas o nome só será escolhido a partir de novembro, após as eleições municipais.

Apesar da orientação de Lira, os potenciais candidatos já se movimentam nos bastidores para ampliar sua rede de apoios e sair na frente na disputa. Um aliado de Nascimento conta que ele iniciará uma estratégia de viajar para todos os Estados e se reunir com os governadores ainda neste ano – roteiro que geralmente ocorre apenas em janeiro, já durante a “campanha oficial” para o cargo de presidente.

Foi nesse contexto que ele se encontrou há algumas semanas com Helder Barbalho, hoje um dos dois principais líderes do MDB. À frente de uma bancada federal de nove deputados, a maior da sigla, e responsável pela indicação do ministro das Cidades, Barbalho recebeu o deputado num evento do governo federal no Pará junto com os dois ministros do União Brasil, Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo) – este último, deputado licenciado pelo Pará.

Pré-candidato do União Brasil planeja visitar todos os Estados ainda neste ano

Nascimento confirma o encontro e o jantar, mas disse que participaram também outros ministros, como Marina Silva (Meio Ambiente) e Silvio Almeida (Direitos Humanos), e negou que tenha tratado da eleição da Câmara. Procurado, Barbalho não comentou. Um aliado do governador diz que o encontro não envolveu uma negociação direta por espaços ou de troca de apoios e que foi mais um gesto de aproximação entre os dois, quando discutiram “cenários” sobre a política nacional.

Esse aliado de Helder lembra que o MDB tem candidato, pelo menos por enquanto, e que é cedo para fazer qualquer gesto de retirada de candidatura, principalmente num contexto de guerra interna dentro do União Brasil. Bulhões é considerado na Câmara um candidato “vetado” por Lira pela ligação com o senador Renan Calheiros (MDB-AL), mas esse emedebista acredita que uma composição é improvável, embora não impossível, se Renan e Lira fizerem as pazes e selarem aliança para disputarem na mesma chapa as duas vagas na eleição do Senado de 2026.

Dias depois de encontrar Helder no Pará, Nascimento viajou a São Paulo para se reunir com o ex-presidente Michel Temer, que por anos foi presidente nacional do MDB e figura influente nos rumos do partido. Ao Valor, o líder do União Brasil negou o encontro com Temer, disse que a eleição da Câmara está muito longe e que seria “uma gafe e um erro” procurar para apoiá-lo um partido que tem pré-candidato.

Temer, contudo, confirmou o encontro por meio de sua assessoria. Disse que tiveram uma “boa conversa” e destacou que, assim como muitos outros parlamentares, Elmar Nascimento sempre o auxiliou quando ele era presidente. Orientou ainda que ele procurasse o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), e Bulhões para conversar sobre a eleição.

Veja também

‘Risco Michelle Bolsonaro’ acende alerta de petistas sobre efeitos de cassação de Moro

Aliados do presidente Lula da Silva(PT) podem não admitir publicamente, mas já fazem em conversas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas