segunda-feira 14 de outubro de 2024
Ex-aliados, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) serão adversários na disputa soteropolitana — Foto: Agência O Globo
Home / DESTAQUE / Eleição em Salvador terá prefeito Bruno Reis unindo base de Lula e PL
segunda-feira 26 de fevereiro de 2024 às 13:52h

Eleição em Salvador terá prefeito Bruno Reis unindo base de Lula e PL

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Mesmo integrando um partido da base do presidente Lula da Silva (PT), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), aposta no antipetismo e reúne outras siglas que dão sustentação ao governo federal, como o PDT, junto com o PL de Jair Bolsonaro, em torno de sua pré-candidatura à reeleição. Na outra ponta, o PT pretende apoiar o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que chegou a ser cotado para compor a chapa de Reis em 2020.

Com popularidade alta, Bruno Reis, que foi vice de ACM Neto na prefeitura de Salvador, tenta a recondução com o apoio de nove legendas. Entre elas, duas siglas do primeiro escalão de Lula: o Republicanos, que ocupa a secretaria municipal de Infraestrutura e Obras Públicas; e o PDT, que tenta manter Ana Paula Matos no posto de vice. Salvador é um dos últimos redutos do carlismo na Bahia.

Na outra ponta, o atual prefeito conseguiu trazer para a aliança o PL, que até o ano passado pretendia indicar o ex-ministro de Bolsonaro, João Roma, ao cargo. O partido de Bolsonaro vai caminhar com Reis apesar de não ter sido agraciado com secretaria na gestão, como um “movimento pragmático” contra o PT, na avaliação da equipe de Reis. O mandatário municipal ainda terá em seu palanque quadros da federação PSDB-Cidadania, PP, PRD (resultado da fusão entre Patriota e PTB) e DC.

Na campanha, terá como principal articulador o secretário nacional do União Brasil e seu padrinho político, ACM Neto.

— O grande cabo eleitoral será ACM Neto. Ele tem ajudado muito na condução até da gestão da cidade, pela grande experiência. Sem dúvida, opera como um dos principais articuladores — afirma Luciano Simões Filho, presidente municipal da sigla.

Correlação de forças na disputa por Salvador — Foto: Editoria de Arte
Correlação de forças na disputa por Salvador — Foto: Editoria de Arte

Veja também

Inimigo interno: Irã “interroga” general, Israel enfrenta cidadãos árabes

A informação ganha guerras e não existe no mundo país mais ciente disso do que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!