terça-feira 16 de julho de 2024
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Home / CONCURSOS / Edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado nesta quarta-feira (10)
terça-feira 9 de janeiro de 2024 às 06:33h

Edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado nesta quarta-feira (10)

CONCURSOS, NOTÍCIAS


Nesta quarta-feira (10) será publicado no Diário Oficial da União (DOU) o edital do Concurso Público Nacional Unificado. Serão divulgadas as informações sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais. O concurso selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos públicos.

As inscrições começam no dia 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro. O certame prevê uma inscrição única que valerá para selecionar os candidatos para mais de um órgão. A prova está prevista para o dia 5 de maio.

O Concurso Público Nacional Unificado tem entre as novidades a participação ativa dos órgãos de controle desde o lançamento do certame e a busca pela igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos.

“Queremos democratizar o acesso a essas vagas. Muitas pessoas sequer conseguiam prestar concursos porque precisavam se deslocar para outros estados, o que muitas vezes é muito dispendioso”, explicou a secretária adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Regina Camargos.

Modelo Inovador

O novo modelo de seleção criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

Veja também

Alckmin vai representar o Brasil na posse do novo presidente do Irã

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) vai representar o Brasil na posse do novo presidente do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!