O embaixador Alexandre Parola, atual presidente da EBC, empresa de comunicação do governo federal, decidiu criar um grupo de trabalho com o objetivo de buscar soluções para a revitalização e sustentabilidade do seu valioso patrimônio de fotos, vídeos, áudios e registros que retratam quase um século da história da sociedade e da comunicação no Brasil.
“A EBC está comprometida com a preservação dessa memória para a construção da identidade do país no presente e no futuro”, explicou Parola. Segundo ele, o objetivo é promover não só sua preservação, mas também a melhor difusão desse patrimônio.
O acervo reúne documentários e programas culturais e musicais da TVE do Rio de Janeiro, programas de auditório e jogos da Copa do Mundo desde 1950 transmitidos pela Rádio Nacional, programas da Rádio Sociedade, além de obras produzidas pelas rádios MEC AM e FM.
Conteúdos audiovisuais e radiofônicos raros trazem figuras emblemáticas da história jornalística, cultural, intelectual, artística e política do Brasil, como Mário Lago, Emilinha Borba, Radamés Gnatalli e Heron Domingues.