A unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) em Vitória da Conquista reuniu-se com a Secretaria de Saúde municipal na última semana para solucionar alguns entraves constatados durante a atuação nos casos de saúde.
Foram debatidos pontos referentes à dificuldade dos assistidos da zona rural se deslocarem para fazer hemodiálise; o estreitamento dos contatos para marcação de consultas e exames; as dificuldades com o deslocamento pelo Tratamento Fora do Domicilio – TFD; disponibilidade de fraldas geriátricas destinadas a assistidos maiores de 18 anos; agilidade na resposta dos ofícios encaminhados pela Defensoria.
“Entendo que o diálogo institucional é sempre importante, pois conseguimos resolver muitas das reivindicações dos nossos assistidos de maneira mais célere, além de permitir conhecimento da realidade da saúde no município e buscar soluções para muitas das nossas demandas”, relatou o defensor José Raimundo, que atua em Vitória da Conquista na área de fazenda pública.
Ele revelou ainda que a reunião gerou algumas resoluções imediatas, a exemplo da pauta de deslocamento dos pacientes para hemodiálise, em que secretária de saúde, Ramona Cerqueira, informou a aquisição de mais dois veículos para melhorar o atendimento da demanda.
Além do defensor público e da secretária municipal, estiveram presentes também as assistentes sociais da DPE/BA Deborah Santos e Larissa Peçanha; a analista responsável pela triagem de saúde, assim como, o procurador do Município de Vitória da Conquista, que presta assessoramento à Secretaria de Saúde.