terça-feira 14 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Doador de órgão na Bahia poderá ser isento de taxa de inscrição em concurso público
terça-feira 12 de dezembro de 2023 às 15:01h

Doador de órgão na Bahia poderá ser isento de taxa de inscrição em concurso público

NOTÍCIAS


Projeto de lei do deputado estadual Patrick Lopes (Avante) isenta os doadores de órgãos pós-morte do pagamento de taxa de inscrição nos concursos públicos realizados na Bahia pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e pelas universidades. O parlamentar inclui sua proposição no âmbito da “proteção e defesa da saúde” e abrange também os doadores de um dos rins ou de parte do pulmão, do fígado ou da medula óssea, órgãos que podem ser doados em vida.

Ao justificar a proposição, o legislador argumentou que é crescente o número de pessoas que realizam concursos. “São milhões de brasileiros envolvidos nesse processo”, garantiu Lopes, adiantando que seu projeto é, “sem dúvidas”, uma oportunidade relevante para estimular a doação. Na análise do autor, a isenção “pode ter um impacto significativo para a redução do déficit de doadores no Brasil”.

Patrick Lopes garante que a proposição é constitucional e atende ao Art. 24, Inciso XII da Carta Magna, que versa sobre aqueles que, comprovadamente, sejam doadores de órgãos pós-morte, e atestem essa condição por documento emitido pela entidade coletora ou órgão oficial, credenciados pela União, pelo Estado ou pelo Município, ou que conste na carteira de identidade.

 

Veja também

Éden prevê influência de Lula e Bolsonaro nas eleições municipais

Presidente do PT da Bahia, Éden Valadares prevê a nacionalização das eleições municipais de outubro, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas