sexta-feira 17 de janeiro de 2025
Home / DESTAQUE / Disputa pela AL-BA reúne candidatos com nomes inusitados

Disputa pela AL-BA reúne candidatos com nomes inusitados

Foto: Arquivo/AL-BA
quarta-feira 15 de agosto de 2018 às 16:15h

Uma fileira de nomes que não passam despercebidos na lista de candidatos à Assembleia Legislativa da Bahia no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).  Mais de 325 candidatos  oficializaram seus registros na Justiça Eleitoral pela corrida ao Legislativo estadual.

Muitos chamam atenção pelo sentido de combate ao atual sistema, a exemplo de Andrade Justiceiro do Povo, Teno Metralhando a Corrupção e Renato Trezoitão. Outros, pela criatividade como Cacete Pão Dividido, Galo Cego, O Homem do Crachá, Carcará do Sertão, Cacique Aruã.

Segundo publicou o site Bocão News, existem ainda os que preferem associar suas imagens a profissões ou ramo de atuação. A lista, por sinal, é grande. Os candidatos denominados professores somam 17. Na saúde também são muitos.

Temos a Loira Cobradora, o Ageu Cozinheiro, a Dalva do Pastel, a Geane do Acarajé, o Ico do Sindicato, o Josias Pscineiro, o Mota do Cartucho, a Kátia da Saúde, a Nete da Saúde, o Dr. Renovato, o Dr. Sapucaia, entre outros.

O apelo ao lado religioso não fica atrás. Na relação constam seis pastores e um padre. Tem ainda os policiais: Subtenente Radson, o que comprova que na corrida por um mandato vale tudo e nesse caso a concorrência pelo mais criativo é forte.

SENTIMENTO POPULAR 

O lançamento desses nomes visa atrair a atenção do eleitor num mercado altamente competitivo, onde há centenas de candidatos e nenhum tempo de propaganda, afirma Joviniano Neto que é advogado, sociólogo, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas e professor de Ciência Política na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Segundo Joviniano, na escolha alguns dos postulantes também procuram atender o que consideram sentimento popular. “O populismo, politivismo, onde para eles a solução seria uma repressão dura, violenta. Na verdade, um modo de enfrentar a insegurança existente, a insatisfação existente, de forma a sintonizar o desejo da população por soluções”, disse referindo-se a alcunhas como Andrade Justiceiro do Povo, Teno Metralhando a Corrupção e Renato Trezoitão.

 

Por Fernanda Chagas

Veja também

114 municípios da Bahia só receberam recursos após eleições 2024

Conforme reportagem de Eduarda Pinto, do Bahia Notícias, 114 municípios baianos receberam um total de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!