terça-feira 7 de maio de 2024
Deputados Adolfo Menezes (PSD), José de Arimateia (Republicanos), Marcinho Oliveira (UB), Luciano Simões Filho (UB) e Robinson Almeida (PT) Foto: Ascom ALBA/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Deputados lamentam na AL-BA a morte do jurista e ex-deputado Roque Aras
quarta-feira 1 de março de 2023 às 08:17h

Deputados lamentam na AL-BA a morte do jurista e ex-deputado Roque Aras

NOTÍCIAS


O falecimento do ex-deputado e jurista Roque Aras deixou causou consternação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), com seis deputados protocolando, na Mesa Diretora, moções de pesar pela perda do advogado formado pela Universidade Católica do Salvador. Ele faleceu nesta última terça-feira (28), aos 91 anos.

Natural do município de Monte Santo, Roque Aras viveu a infância em Itiúba e Juazeiro. Posteriormente, mudou-se para Feira de Santana, onde foi vereador entre os anos de 1970 e 1974. Depois, elegeu-se deputado estadual (1975/1979) e federal (1979 e 1983), sempre pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O presidente da Assembleia, deputado Adolfo Menezes (PSD), lamentou a morte do advogado, que é pai do procurador-geral da república, Augusto Aras, e lembrou que o ex-parlamentar foi uma das grandes vozes em defesa do Estado Democrático de Direito durante a ditadura militar. “Juiz do trabalho, advogado e militante político, Roque Aras foi uma fonte de inspiração na minha juventude, com a sua postura libertária, em defesa da democracia e contra a ditadura. Foi um jurista atuante, secretário da OAB e procurador-geral da Bahia no governo João Durval”, destacou o chefe do Legislativo baiano.

O deputado José de Arimateia (Republicanos), em sua moção de pesar, destacou o legado deixado pelo jurista e manifestou suas condolências aos familiares, principalmente filhos, esposa, netos, bisnetos e sobrinhos. “Sua ausência deixa desolados seus familiares e amigos, nos deixando como exemplo seu modelo de vida enquanto cidadão de bem e profissional de excelência. Sua morte enluta não somente seus pares e pessoas próximas, mas toda a sociedade que lamenta a perda de um homem honesto em sua vida ética e profissional”, disse.

Marcinho Oliveira (UB), por sua vez, ressaltou a trajetória de Aras como advogado, jurista e político. “É com muita tristeza que apresentamos esta moção de pesar pela perda de um grande advogado, que muito contribuiu para OAB Bahia, à Justiça e à advocacia baiana. Sempre combativo e aguerrido, ele teve a família como seu pilar de sustentação”, afirmou o parlamentar.

O deputado Luciano Simões Filho (UB) registrou sua homenagem a Aras e recordou que ele foi presidente do MDB da Bahia, candidato a senador pelo PT baiano, secretário da Seccional da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB/BA) e procurador-geral do ex-governador do Estado, João Durval. “Roque Aras foi um homem dedicado ao cumprimento das leis trabalhistas. A sua partida é uma grande perda para o Judiciário baiano”, apontou.

Robinson Almeida (PT) listou as funções desempenhadas pelo ex-deputado ao longo da vida pública e lamentou o falecimento do jurista baiano. “Com muita tristeza, recebi a notícia da perda de Roque Aras. Ele era reconhecido pelo extenso conhecimento técnico-jurídico e atuação como advogado. Desde cedo enveredou pela carreira política e desempenhou as funções de secretário municipal de Feira de Santana, na gestão do então prefeito Chico Pinto, que se notabilizou pelo enfrentamento à ditadura militar”, narrou o deputado.

Veja também

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou a criação de uma comissão para acompanhar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas