terça-feira 7 de maio de 2024
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Deputado apresenta projeto na AL-BA para que pedágios aceitem pagamento pelo sistema Pix
sexta-feira 25 de novembro de 2022 às 08:30h

Deputado apresenta projeto na AL-BA para que pedágios aceitem pagamento pelo sistema Pix

NOTÍCIAS


O deputado Sandro Régis (União Brasil) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), um projeto de lei em que propõe a adoção do pagamento da tarifa de pedágio na modalidade Pix, ferramenta instantânea implantada pelo Banco Central do Brasil e de larga utilização atualmente.

De acordo com o texto, as empresas concessionárias responsáveis pela administração ou exploração de pedágios em rodovias baianas deverão ofertar a opção de pagamento por Pix. Além disso, a matéria prevê a instalação, nas praças de pedágio, de placas de sinalização informando aos motoristas a possibilidade de pagamento instantâneo. O projeto prevê, ainda, que caso a concessionária se recuse a receber o valor na modalidade prevista, o usuário terá direito a seguir sua viagem com livre passagem pelo equipamento de cobrança.

Para Sandro Régis, a proposta tem a finalidade de incluir o dever de as concessionárias facultarem ao usuário a utilização de pagamento por Pix. “Esse é um meio eletrônico criado e autorizado pelo Banco Central do Brasil para pagamentos e transferências bancárias em modo instantâneo, cujas transações podem ser feitas pelo aparelho celular a qualquer hora do dia, a partir de conta corrente, poupança ou de pagamento”, contextualizou o parlamentar.

Além disso, o legislador defende que a administração pública deve proporcionar meios tecnológicos que facilitem a vida do cidadão, a exemplo do pagamento instantâneo, “assegurando-lhe agilidade, comodidade e segurança nessas transações”.

Veja também

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou a criação de uma comissão para acompanhar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas