terça-feira 25 de junho de 2024
Deputado Angelo Coronel Filho (PSD) Foto: Neuza Costa Menezes/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Deputado Angelo Coronel Filho saúda povo do município de Irará pelo aniversário de 182 anos de emancipação
segunda-feira 27 de maio de 2024 às 06:05h

Deputado Angelo Coronel Filho saúda povo do município de Irará pelo aniversário de 182 anos de emancipação

NOTÍCIAS


Nesta segunda-feira (27), o município de Irará festeja o aniversário de 182 anos de emancipação política e administrativa. Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) apresentou uma moção de congratulações com o povo iraraense pela passagem da data magna.

Fundado em 27 de maio de 1842, Irará possui população estimada em 28 mil habitantes, conforme indicou o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2022. O município integra a área de expansão metropolitana de Feira de Santana, no Território de Identidade do Portal do Sertão.

Na moção, o parlamentar lembrou que Irará se desenvolveu em uma região que era habitada inicialmente pelos indígenas paiaiás. “Suas terras foram exploradas pelos padres jesuítas, que chegaram pelo norte, onde hoje é o município de Água Fria. Em 1717, foi criada uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Purificação. Em 27 de maio de 1842, o município foi oficializado com o nome de Purificação dos Campos, tendo posteriormente mudado o nome da sede para Irará”, relatou.

Angelo Coronel Filho frisou outro fato importante sobre Irará: é a terra do goleiro Dida, pentacampeão de futebol pela Seleção Brasileira, e do cantor e compositor Tom Zé.

Veja também

Pesquisadores ouvem comunidades sobre avanço da água salgada no São Francisco

Agentes da Embrapa promoveram, na última quarta-feira (19), em Brejo Grande, Sergipe, uma reunião para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!