Nesta segunda-feira (27), o município de Irará festeja o aniversário de 182 anos de emancipação política e administrativa. Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) apresentou uma moção de congratulações com o povo iraraense pela passagem da data magna.
Fundado em 27 de maio de 1842, Irará possui população estimada em 28 mil habitantes, conforme indicou o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2022. O município integra a área de expansão metropolitana de Feira de Santana, no Território de Identidade do Portal do Sertão.
Na moção, o parlamentar lembrou que Irará se desenvolveu em uma região que era habitada inicialmente pelos indígenas paiaiás. “Suas terras foram exploradas pelos padres jesuítas, que chegaram pelo norte, onde hoje é o município de Água Fria. Em 1717, foi criada uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Purificação. Em 27 de maio de 1842, o município foi oficializado com o nome de Purificação dos Campos, tendo posteriormente mudado o nome da sede para Irará”, relatou.
Angelo Coronel Filho frisou outro fato importante sobre Irará: é a terra do goleiro Dida, pentacampeão de futebol pela Seleção Brasileira, e do cantor e compositor Tom Zé.