segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputada quer reserva de vagas para residentes das cidades na Bahia em concursos municipais
quarta-feira 17 de novembro de 2021 às 07:13h

Deputada quer reserva de vagas para residentes das cidades na Bahia em concursos municipais

NOTÍCIAS


A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) uma indicação endereçada ao deputado federal Paulo Azi (DEM-BA), para que ele apresente um projeto de lei estabelecendo reserva de 30% das vagas dos concursos públicos municipais para os residentes no local organizador do referido certame. Com este PL, entende a parlamentar, estará garantindo o emprego no serviço público local, protegendo o comércio e os serviços da região e impulsionando o desenvolvimento econômico municipal, com o fim de redução da pobreza e das desigualdades socioeconômicas.

Na justificativa, a legisladora cita que a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 3º, inciso III, ao dispor acerca dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, estabeleceu a responsabilidade do Estado brasileiro em “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”. Segundo a autora da indicação, cabe ao Poder Público a nobre e relevante missão de atuar com o propósito de corrigir as distorções socioeconômicas e regionais existentes no país, bem como eliminar a pobreza e promover a inclusão social.

Kátia lembra da reserva de cotas para grupos específicos, como os portadores de deficiência, e também a reserva de vagas para pretos e pardos nos concursos públicos, “de forma a corroborar institucionalmente para a promoção da democracia racial e empoderamento da comunidade negra”. Para ela, fica demonstrado que cabe ao Estado atuar para corrigir eventuais mazelas sociais. A deputada destaca ainda que, a partir da análise das informações contidas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, verifica-se que o setor público é o principal empregador em 56% dos municípios pequenos e médios no Brasil, de modo que a medida “teria o condão de favorecer o desenvolvimento da economia local”.

A legisladora argumenta também que as capitais e grandes cidades, por serem polos de comércio e outros serviços, inclusive na área educacional, acabam concentrando o número dos aprovados em concursos públicos e, por conseguinte, impulsionam seu desenvolvimento econômico com os gastos dessa parcela da população, que não é afetada com relação ao fenômeno do desemprego, tendo em vista a estabilidade no serviço público.
“Com a finalidade de preservar os empregos nas médias e pequenas cidades, mantendo a renda auferida pelos servidores públicos em suas próprias cidades, apresento esta indicação ao deputado Paulo Azi, com a proposta de reservar 30% das vagas nos concursos públicos para residentes há, pelo menos, dois anos no município organizador do certame”, finalizou Kátia Oliveira.

Veja também

Ministro defende ‘gestos’ para atrair eleitores de Bolsonaro

Responsável pelo Bolsa Família, uma das principais vitrines da gestão petista, o ministro Wellington Dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas